Jorge Nuno Pinto da Costa, uma figura incontornável do futebol português e um dos dirigentes mais influentes a nível mundial, faleceu este sábado, aos 87 anos, após uma luta contra um cancro da próstata diagnosticado em 2021.
Pinto da Costa estabeleceu-se como o presidente mais titulado e com o mandato mais longo do futebol mundial, liderando o FC Porto entre 1982 e 2024. Durante este período, o clube dos dragões conquistou mais de 60 troféus, incluindo duas Taças dos Campeões Europeus, em 1987 e 2004.
Apesar deste impressionante palmarés, a sua presidência ficou também marcada por suspeitas de corrupção no âmbito do processo judicial Apito Dourado. No entanto, Pinto da Costa manteve-se no cargo até 2023, quando perdeu as eleições para André Villas-Boas, menos de um ano antes do seu falecimento.
De acordo com informações, o velório do antigo presidente do FC Porto realizar-se-á amanhã, domingo, na Igreja Paroquial de Santo António das Antas, em Porto. O funeral está agendado para segunda-feira, às 11 horas, no mesmo local.
A comunidade do futebol português e internacional presta homenagem a uma figura incontornável do desporto, que deixa um legado indelével no FC Porto e no futebol mundial.