O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, prestou homenagem a Jorge Nuno Pinto da Costa, falecido aos 87 anos após uma luta contra o cancro. Marcelo destacou a «determinação e um estilo muito próprio» do histórico dirigente, que levou o FC Porto a conquistar inúmeros títulos nacionais e internacionais durante mais de quatro décadas à frente do clube.
Numa nota publicada no site da Presidência, Marcelo afirmou que, apesar das «muitas divergências» que Pinto da Costa suscitava, o que mais deve sobressair é «aquilo que o país fica a dever de prestígio externo num período inseparável da sua liderança». O Presidente recordou que conheceu Pinto da Costa ainda nos anos 80, quando era «jovem membro do Governo», e pôde testemunhar os «sucessos consecutivos» do clube sob a sua presidência.
Pinto da Costa faleceu esta segunda-feira, menos de um ano depois de ter perdido as eleições para a presidência do FC Porto para André Villas-Boas. O histórico dirigente tinha sido diagnosticado com um cancro na próstata em setembro de 2021 e o seu estado de saúde agravou-se nas últimas semanas. Pinto da Costa liderou o FC Porto durante 42 anos e 15 mandatos consecutivos, período no qual o clube conquistou 2.591 títulos em 21 modalidades, incluindo 69 no futebol sénior masculino, sete deles a nível internacional.