Martín Anselmi compareceu em conferência de imprensa para fazer a antevisão ao jogo do FC Porto no reduto do Farense, relativo à 22ª jornada da Liga Bwin. O técnico argentino abordou diversos temas, desde a seca de golos que atravessa o avançado Samu até à atual crise de resultados da sua equipa.
O treinador do FC Porto considera que, «apesar da posição na tabela, são uma equipa que domina a transição, a bola parada, sabem quando pressionar» e que «não sejam um rival fácil, muito pelo contrário».
«Não conheço um único futebolista ou treinador que não jogue para ganhar»
Questionado sobre se este é um jogo em que é fundamental ganhar, numa altura em que faltam vitórias, Anselmi foi pragmático: «Não conheço um único futebolista ou treinador que não jogue para ganhar. E a quem não doa não ganhar, por isso não tenho de apelar ao orgulho de ninguém. Eles são os que mais querem ganhar.»
O técnico argentino recusou-se a focar-se na série de jogos sem vitórias, afirmando que «esses cinco jogos já passaram» e que agora é preciso «trabalhar o melhor possível para ganhar ao Farense».
Anselmi discorda de análises sobre a saída de bola dos centrais
Anselmi também abordou as dificuldades que os centrais do FC Porto têm demonstrado na saída de bola, discordando da análise: «Não concordo! O trabalho é mais profundo do que isso. É preciso entender os momentos do jogo. E depois há o desgaste, as mudanças do treinador... Tem a ver com construir uma equipa inteligente. Essa é a palavra. Uma equipa inteligente e que entenda os momentos do jogo.»
Anselmi não está preocupado com seca de golos de Samu
Em relação à seca de golos de Samu, que soma sete jogos sem marcar, o treinador do FC Porto não se mostrou preocupado: «Entendo que os avançados se alimentam de golos, todos eles. Todos querem fazer golos. Ainda assim, acredito que estar ansioso está diretamente ligado aos golos. Às vezes é preciso um segundo a mais, outros a menos. Estarmos ansiosos não nos permite pensar no que necessita cada ação. A mim não me preocupa isso.»
Anselmi revelou ainda que Martim Fernandes e Marko Grujic são as únicas baixas confirmadas para o jogo com o Farense, não adiantando se Tomás Pérez poderá fazer a estreia.