Pinto da Costa será inquirido por videoconferência no âmbito da Operação Pretoriano

  1. Pinto da Costa será inquirido por videoconferência
  2. Audiência marcada para 26 de fevereiro
  3. Operação Pretoriano envolve 12 arguidos
  4. Julgamento dos arguidos marcado para 17 de março

O antigo presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, será inquirido por videoconferência no âmbito da Operação Pretoriano, a pedido da defesa de Fernando Saul, um dos arguidos neste processo. A audiência está marcada para o próximo dia 26 de fevereiro, às 10h00, no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto.

De acordo com o despacho do tribunal, a inquirição de Pinto da Costa será realizada a partir da sua residência, na presença e com o auxílio do seu advogado. A decisão teve em conta os "motivos invocados pela testemunha Jorge Nuno Pinto da Costa, relacionados com a sua debilidade física e dificuldade de locomoção", que foram considerados "sérios e atendíveis".

Primeira vez é adiada

Esta não é a primeira vez que Pinto da Costa é chamado a depor neste processo. Em janeiro, a sua audição acabou por ser adiada devido ao "estado incapacitante" de saúde do ex-presidente do FC Porto, que enfrenta problemas de saúde desde que foi diagnosticado com um cancro na próstata em setembro de 2021.

A Operação Pretoriano envolve 12 arguidos, entre os quais o antigo líder dos Super Dragões, Fernando Madureira, e a sua mulher, Sandra Madureira. O julgamento destes arguidos está marcado para 17 de março.

Acusação do Ministério Público

O Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto decidiu levar a julgamento os arguidos nos exatos termos da acusação do Ministério Público (MP), que denuncia uma eventual tentativa de os Super Dragões "criarem um clima de intimidação e medo" numa Assembleia Geral do FC Porto, para que fosse aprovada uma revisão estatutária "do interesse da direção" do clube, então liderada por Pinto da Costa.

Entretanto, em janeiro último, a Assembleia Geral extraordinária do FC Porto confirmou as suspensões de associado de Fernando Saúl, ex-oficial de ligação aos adeptos e arguido na Operação Pretoriano, e Manuel Barros, por seis meses.

Tribunal rejeita impugnação do Boavista ao PER da SAD

  1. Tribunal de Comércio de Vila Nova de Gaia rejeitou impugnação do Boavista ao PER da SAD.
  2. Recurso do Boavista considerado "manifestamente extemporâneo" pelo tribunal.
  3. Lista provisória de credores inclui 239 entidades e cerca de 166 milhões de euros em dívidas.
  4. Boavista detém 10% do capital social da SAD e questiona a viabilidade do plano.

Tiago Pinto: 'Svilar era o melhor que já tinham visto'

  1. Tiago Pinto elogia Mile Svilar, guarda-redes que representou o Benfica e agora joga na Roma.
  2. Pinto destaca a pressão mediática no Benfica e na Roma como um fator que dificulta o planeamento estratégico.
  3. Svilar foi apelidado de 'Golden Boy' por Tiago Pinto no Benfica.
  4. Tiago Pinto encontra no Bournemouth a capacidade de planear a longo prazo.