Samu, estrela em ascensão do FC Porto, convocado pela primeira vez para a seleção de Espanha

  1. Samu, avançado do FC Porto, de 20 anos, convocado pela primeira vez para a seleção de Espanha
  2. Samu é o melhor marcador do FC Porto com 12 golos em 13 jogos
  3. Samu é o segundo melhor marcador da Liga portuguesa, atrás de Viktor Gyokeres do Sporting
  4. "Tudo o que faço, faço por ela" - Samu em referência à sua mãe

Samu, avançado da equipa do FC Porto, está a viver um momento de grande destaque na sua carreira. O jovem jogador de 20 anos, natural de Melilla e de mãe nigeriana, foi convocado pela primeira vez para a seleção principal de Espanha, integrando os 26 eleitos do campeão europeu da Liga das Nações para os jogos com a Dinamarca e a Suíça.

Autor de 12 golos em 13 jogos pelos dragões no campeonato português, Samu é o melhor marcador da equipa e o segundo na lista global de goleadores, apenas atrás do sueco Viktor Gyokeres, do Sporting. A sua estreia na convocatória da roja é fruto de um excelente início de temporada, que o próprio atribui em grande parte ao apoio da mãe.

"Tudo o que faço, faço por ela"

"Sempre digo que tudo o que faço, faço por ela. Estou muito orgulhoso de tudo o que estou a fazer e de o poder brindar a ela", afirmou Samu, em declarações à comunicação social durante o estágio da seleção espanhola, em Las Rozas. O avançado emocionou-se ao recordar "os momentos que passou para chegar até aqui, de todos os esforços" e destacou o papel fundamental da progenitora.

"Saiu do seu país até Espanha para que eu e o meu irmão tivéssemos uma vida melhor. Muito sofrimento, muitas horas... emociono-me ao recordar toda essa história. Tudo o que faço, é por ela, é a mulher mais importante da minha vida, ajudou-me em todos os momentos. Tem um papel fundamental, é o pilar da minha vida, sem ela não sei o que faria", confessou.

Campeão olímpico e sonhos pela seleção

Contratado ao Atlético de Madrid no último mercado de transferências, por 15 milhões de euros, Samu já conquistou um título com a seleção espanhola, tendo sido campeão olímpico nos Jogos de Paris2024. Agora, o seu grande objetivo é ajudar a roja a conquistar novos troféus, começando pela Liga das Nações.

"Tenho muitos sonhos, falo deles com a família. Oxalá possa conseguir algum título com a seleção. Espero consegui-lo e ajudar a equipa, continuar a trabalhar para que cheguem muitas mais oportunidades", referiu o goleador, que tem como grandes referências David Villa, Diego Costa e Álvaro Morata.

Espanha à distância de um empate dos quartos de final

Espanha, vencedora da edição anterior da Liga das Nações, comanda o Grupo A4 da prova, com 10 pontos, precisando apenas de um empate nos próximos jogos para selar a presença nos quartos de final. Samu espera poder contribuir para essa qualificação e dar continuidade a uma época que tem sido marcada pelo seu notável desempenho ao serviço do FC Porto.

Famalicão-Estoril: Duelo de ataque promete espectáculo na Liga Portugal

  1. Jogo agendado para domingo, às 15:30, no Estádio Municipal de Famalicão.
  2. Hugo Oliveira: “O Estoril e o Famalicão são equipas que gostam de ter bola, que querem olhar o jogo de forma ofensiva".
  3. Ian Cathro: “Vamos jogar para atacar e marcar golos, porque é isso que nos deixa mais perto de ganhar jogos."
  4. Famalicão vs Estoril, 14ª jornada da Liga Portugal