Liga Ibérica de Hóquei no Gelo é uma realidade

  1. A Liga Ibérica de Hóquei no Gelo vai ter 21 jornadas e envolver 172 jogadores
  2. O HC Porto irá participar na nova prova, depois de ter jogado na liga espanhola na época passada
  3. A competição será transmitida pelos fãs portugueses através do Youtube
  4. A federação portuguesa espera que a construção de uma pista olímpica no norte do país mude o paradigma do HC Porto

MADRID - «Hoje fazemos história!», afirmou por duas vezes o presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal, Pedro Flávio, na apresentação da Liga Ibérica de hóquei no gelo, realizada no Conselho Superior de Desportos de Madrid. Uma prova que vinha a ser sonhada há ano e meio e que, dentro de dez dias, se torna realidade com a participação de sete clubes, entre os quais o Hóquei Clube do Porto.

Uma liga com nova dimensão


Se na época passada o HC Porto teve a permissão de jogar na liga espanhola, que já vai para a 53.ª temporada, mas sem direito a poder aspirar a qualquer título que não o da participação e crescimento, para 2024/25 as duas federações nacionais juntaram-se, com o apoio da federação internacional, e criaram uma Liga Ibérica que será composta por 21 jornadas, envolverá 172 jogadores, e encontrará o campeão naquele que, a 16 de fevereiro, no final, estiver em primeiro com mais pontos.


Depois, o HC Porto termina a competição e as restantes seis formações espanholas - Koshner CH Huarte (Navarra), CH Jaca (Aragão), SH Majadahonda (Madrid), Mileno Panthers (La Rioja), CG Puigcerdà (Catalunha) e CHH Txuri Urdin (País Basco) – seguem para a disputada do play-off da Liga Nacional onde o Jaca, que absorveu alguns elementos do desaparecido mas muito desejado Barcelona – ganhou as duas últimas edições, assim como as duas últimas Taças do Rei.

Ambição do HC Porto


«Temos grande chance de ganhar. Estamos bem e é o que vamos tentar fazer», afirmou um confiante rookie do HC Porto João Farromba na apresentação, contando, é claro, na capacidade dos colegas de um conjunto que, além de alguns portugueses, tem na sua maior força hoquistas oriundos do Canadá, Estados Unidos, Letónia e os restantes ex-Barcelona que em vez de ficarem no norte de Espanha, onde se situam cinco dos seis equipas do campeonato do país, preferiram ir para o Porto.

Crescimento do hóquei em Portugal


Pedro Flávio, presidente da FDIP, manteve o sorriso que se lhe havia colado à cara desde o final da manhã. «É um dia feliz para a federação de desportos de inverno. E é um dia feliz para mim porque, de facto, é a concretização de um sonho. Estávamos a trabalhar neste modelo há algum tempo. Era um desejo que a federação tinha porque uma modalidade tão específica como o hóquei no gelo precisa de dimensão e nós não temos essa dimensão».


«Conseguimo-la graças à estratégia de um modelo como este, aproveitando o facto da Espanha já ter um grande desenvolvimento na modalidade. Estas sinergias entre federações que se conhecem, respeitam e entreajudam é fundamental para que o hóquei no gelo cresça e vão permitir que tudo se vá encaixar», afirmou Pedro Flávio, recordando ainda que «a Federação Espanhola de Desportos de Gelo colabora também com Portugal noutras modalidades, pois muitas vezes temos juízes espanhóis e de Andorra nas nossas competições nacionais».

Falta de infraestruturas em Portugal


Com ambas federações a piscarem o olho para que Andorra se junte já na próxima época, e que se torne realidade o aparecimento da equipa dos Nordic Vikings, estudantes dos países nórdicos que vêm para Madrid estudar e jogar durante seis meses, assim como a esperança que o Barcelona volte a ter hóquei no gelo, o que deixaria a Liga a ser disputada a dez, o presidente da FDIP não esquece a maior dificuldade que o HC Porto tem, além das deslocações, para competir: a ausência de um campo com dimensões olímpicas para que possa treinar e jogar sem ter de vir a Madrid para fazer estágios e competir, como acontece desde 2023/24.

Esperança de mudança de paradigma


«Com essas infraestruturas o paradigma vai mudar. O HC Porto passa a jogar em casa e torna-se mais competitivo. O clube tem estado a trabalhar, em paralelo com a federação, para poder construir uma infraestrutura própria, e o ideal seria que passasse a existir esse rinque no norte do país e outro na zona de grande Lisboa de forma a que possam estar a funcionar ao mesmo tempo e assim termos maior desenvolvimento das modalidades de gelo. Para já o que fazemos em Portugal é um campeonato nacional num modelo de três para três devido às dimensões da pista existente serem mais pequenas.»


«No hóquei normal jogam cinco mais o guarda-redes, no outro formato são três mais o guarda-redes num rinque com metade do tamanho, mas não é a mesma coisa. Como o HC Porto mostrou vontade de competir no hóquei normal, fizemos um acordo com a federação espanhola, mas que impedia que o clube português pudesse vencer qualquer prova ou até ir aos play-off. Foi aí que começou esta ideia de uma Liga de dimensão Ibérica, a que se pode juntar Andorra, torna-la mais competitiva e incentivar o aparecimento de mais clubes ou motivar outros que têm uma menor dimensão e trazer praticantes e público. Já está! Hoje fizeram história.»

Bernardes Dinis, o homem por detrás dos «Rugidos de Leão»

  1. Os «Rugidos de Leão» chegaram já às 42 edições
  2. Bernardes Dinis, organizador dos «Rugidos de Leão», é natural de Leiria
  3. 1.500 pessoas estiveram presentes na 42ª edição dos «Rugidos de Leão»
  4. Bernardes Dinis afirmou que Frederico Varandas é o melhor presidente da história do Sporting

Bulgária vence Luxemburgo na Liga das Nações

  1. Bulgária vence Luxemburgo por 1-0 na Liga das Nações
  2. Irlanda do Norte lidera grupo com 10 pontos
  3. Jogo Roménia vs. Kosovo suspenso após adeptos romenos insultarem Kosovo
  4. Adeptos romenos entoaram «Sérvia! Sérvia! Sérvia!» e levaram ao abandono do Kosovo

Roberto Martínez anuncia dispensa de quatro jogadores para jogo com a Croácia

  1. Roberto Martínez anunciou a dispensa de quatro jogadores: Bernardo Silva, Pedro Neto, Cristiano Ronaldo e Bruno Fernandes
  2. Fábio Silva e Geovany Quenda entram na convocatória para o jogo com a Croácia
  3. Martínez elogiou o «compromisso» e a «disciplina» de Cristiano Ronaldo durante os treinos
  4. O selecionador vai fazer 16 mudanças no onze inicial para o jogo com a Croácia

Jovens talentos portugueses brilham nos principais clubes

  1. Quenda, de 17 anos, está a «queimar etapas» no Sporting, sendo comparado a Cristiano Ronaldo
  2. Gyokeres, avançado sueco do Sporting, revela o sonho de jogar na Liga dos Campeões
  3. Alexander Bah, lateral-direito do Benfica, sente-se mais confortável a jogar no clube do que na seleção da Dinamarca
  4. Aos 26 anos, Bah sente que ainda não atingiu o auge na seleção da Dinamarca
  5. Estes jovens talentos portugueses prometem brilhar nos próximos anos, tanto nos seus clubes como nas respetivas seleções nacionais

Tiago Pereira renova contrato com o Sporting

  1. Tiago Pereira conquistou a medalha de bronze nos Mundiais de pista curta de Glasgow em 2024
  2. Ficou em quarto lugar nos Campeonatos da Europa, em Roma, em 2024
  3. Ficou em 25º lugar nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e ficou fora da final do triplo salto
  4. É várias vezes campeão nacional no triplo salto e salto em altura

Pepe e Vítor Baía felicitam Sérgio Conceição pelo 50.º aniversário

  1. Pepe e Vítor Baía felicitam Sérgio Conceição pelo 50.º aniversário
  2. Pepe e Sérgio Conceição trabalharam juntos no FC Porto durante 6 temporadas
  3. Pepe publicou uma mensagem de parabéns com uma fotografia em que abraça Sérgio Conceição
  4. Vítor Baía considerou Sérgio Conceição uma 'fonte de inspiração para todos'

Noite de Gala e de Muito Sportinguismo

  1. Sporting só volta à ação daqui a uma semana
  2. 42ª edição dos Rugidos de Leão
  3. Cerca de 1.500 sócios e adeptos presentes
  4. Equipa técnica de futebol e Viktor Gyökeres (Prémio Rugidos)
  5. Ruben Amorim rumou ao Manchester United