Vasco Sousa pronto a brilhar pela equipa principal do FC Porto

  1. Vasco Sousa exibiu a faceta abnegada que sempre o caracterizou e que levou a que seja conhecido como 'pitbull' entre os companheiros
  2. Vasco Sousa «já tinha um 'scanner', jogava sempre de cabeça levantada, mas era mais aquele médio parede. Precisava de aperfeiçoar os apoios para jogar para a frente e o timing para soltar a bola, porque era mais de transporte»
  3. «É um miúdo que adora treinar. Gosta de saber o objetivo dos exercícios, quer aprender, quer beber conhecimento... Ele não é dos que apenas vai ao treino. Ele vai mesmo treinar»
  4. «Gosta de ter bola, joga bem entre linhas e com a cabeça levantada. Não se amedronta e vai à luta. Há muito que esperava por esta oportunidade e acredito que daqui para a frente vai ter mais»

Um médio em evolução


Vasco Sousa, médio do FC Porto, tem demonstrado uma evolução constante que o coloca cada vez mais perto de se tornar uma referência na equipa principal dos dragões. Segundo Ricardo Malafaia, treinador que o "acolheu" nos sub-17 do clube, a exibição do jovem na Supertaça foi o ponto de partida para algo maior.

Lançado ainda no tempo regulamentar da final da Supertaça, Vasco Sousa exibiu a faceta abnegada que sempre o caracterizou e que levou a que seja conhecido como "pitbull" entre os companheiros. O médio ainda esteve na génese da jogada que resultaria no golo da vitória, demonstrando benefícios tremendos para o coletivo.

De jovem promissor a referência


«Isto só lhe vai dar mais força e ajudá-lo a perceber que tudo o que ele andou a fazer valeu a pena», refere Malafaia, que acolheu Vasco Sousa nos sub-17 dos dragões, oriundo do V. Guimarães, em 2018/19, quando não passava de um miúdo com muitos sonhos e um conjunto de características que tem vindo a polir com o tempo.

Segundo o treinador, a única preocupação na altura foi «meter mais qualidade nas ações dele, porque já era muito inteligente, robusto e sabia utilizar muito bem o corpo». Vasco Sousa «já tinha um 'scanner', jogava sempre de cabeça levantada, mas era mais aquele médio parede. Precisava de aperfeiçoar os apoios para jogar para a frente e o timing para soltar a bola, porque era mais de transporte».

Perfil ideal para os dragões


O desafio foi abraçado sem nenhum "mas" por Vasco Sousa, cujo perfil casa bem com a ideologia que Vítor Bruno tem transmitido ao grupo. «É um miúdo que adora treinar. Gosta de saber o objetivo dos exercícios, quer aprender, quer beber conhecimento... Ele não é dos que apenas vai ao treino. Ele vai mesmo treinar», descreve Malafaia, convencido que o desempenho em Aveiro foi o ponto de partida para algo maior.

Próximos passos


«Está no caminho certo. Ainda poderá precisar de mais algum tempo para se fixar, mas tem muita margem de progressão para ser uma referência, porque é um relógio, não pára», compara o treinador, que deixou esta época a formação dos azuis e brancos.

Para chegar a esse patamar, Malafaia considera que Vasco Sousa tem de afinar uma característica cada vez mais exigida aos médios: «Tem de ter mais golo». «Ele tem boas chegadas, mas ainda lhe falta ter um pouco mais de golo. No ano passado fez três e, se melhorar nesse aspeto, vai mostrar que é um jogador a ter em conta», explica, até porque assegura que o internacional sub-21 «não tem problemas em assumir o risco».

«Gosta de ter bola, joga bem entre linhas e com a cabeça levantada. Não se amedronta e vai à luta. Há muito que esperava por esta oportunidade e acredito que daqui para a frente vai ter mais», completa Malafaia.

Casa Pia reforça-se com Khaly Bandeira e Korede Osundina para a próxima época

  1. Casa Pia garantiu os serviços de Khaly Bandeira, defesa central angolano de 21 anos, e Korede Osundina, avançado norte-americano de 20 anos
  2. Khaly Bandeira chega do Dila, da Geórgia, e assinou contrato válido até 2027
  3. Korede Osundina chegou proveniente do Dordrecht, da Holanda, e passou pelas formações do Feyenoord, Orange County SC e Barça Academy
  4. Casa Pia ocupa atualmente o 6º lugar da I Liga com 30 pontos

Benfica a negociar empréstimo de Andrea Belotti

  1. O Benfica está a negociar o empréstimo de Andrea Belotti
  2. Andrea Belotti foi campeão da Europa de seleções em 2020
  3. O negócio deverá concretizar-se por empréstimo com opção de compra
  4. O Benfica procura recuperar parte do investimento feito em Arthur Cabral

Schjelderup afirma-se como peça-chave no Benfica

  1. Médio norueguês Schjelderup, de 19 anos, afirma-se como figura principal no Benfica
  2. Situação do jogador deu uma «volta de 180 graus», de pouco utilizado a titular
  3. Schjelderup está «incrivelmente» feliz com a sua atual condição no Benfica
  4. Barcelona está interessado nos serviços do jovem médio do Benfica

Ambiente tenso no Milan com Sérgio Conceição

  1. Sérgio Conceição chegou ao Milan há apenas um mês para substituir Paulo Fonseca
  2. Técnico português entrou em conflito com vários jogadores rossoneri
  3. Imprensa italiana revela ambiente tenso no balneário
  4. Abordagem autoritária de Conceição 'não está a ser bem recebida em Itália'

Braga e Vasco da Gama negociam a transferência de Bruma

  1. Bruma está a realizar a melhor época da sua carreira, com 13 golos e 8 assistências
  2. O Vasco da Gama apresentou uma proposta de transferência ao SC Braga
  3. O SC Braga exige pelo menos 6 milhões de euros pela transferência de Bruma
  4. Bruma já jogou na Turquia, Espanha, Holanda, Grécia e Alemanha

Gil Vicente e Estoril Praia em confronto direto na 20ª jornada da Liga Portugal Betclic

  1. Gil Vicente vem de uma série impressionante, com 4 vitórias e 3 empates nos últimos 8 jogos
  2. Bruno Pinheiro desvalorizou a derrota diante do Aves, afirmando que «a equipa não se deslumbrou» e que o jogo «foi atípico»
  3. Estoril Praia somou 10 pontos nos últimos 4 jogos, ficando a apenas 2 pontos do Vitória de Guimarães
  4. Ian Cathro afirmou que «o objetivo é simplesmente melhorar todos os dias» e que pretende «que as pessoas gostem de ver a equipa jogar»