O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, esclareceu as polémicas declarações feitas na conferência de imprensa após o empate com o Vitória de Guimarães, no Estádio do Dragão.
Em relação às críticas sobre afastar a região norte do sucesso desportivo, Conceição afirmou: Foi exatamente isso que disse, não preciso acrescentar mais nada. Eu falo do FC Porto, o que disse foi em relação ao FC Porto e mantenho aquilo que disse.
Sobre a possibilidade de colocar o seu lugar à disposição, o treinador reagiu com firmeza: Outra vez? Vocês não entendem aquilo que digo? O que quis dizer sobre o quê? Talvez o meu português não seja o melhor. Eu leio muito e tento não cometer erros, mas não sei o que vocês não entenderam.
Postura Firme e Compromisso
Conceição enfatizou a sua postura em relação ao clube: Disse que nunca serei um problema, o que o presidente decidir, não há problema. A minha palavra foi até tranquila. Essa tranquilidade, essa leveza que se tem naquilo que é eu não estar aqui amarrado a nada. Estou aqui a trabalhar em prol do clube que eu tanto gosto, sou bem pago para ganhar jogos, não estou a conseguir…isto é absolutamente normal.
O treinador também abordou a questão das estratégias no clube, afirmando: Eu tenho uma estratégia própria que é fazer o melhor para que a equipa amanhã ganhe o jogo. Essas estratégias de quem comanda, da minha parte, que comando a equipa, dos jogadores, que têm a estratégia definida para o jogo naquilo que é o papel de cada um.
Autonomia e Liberdade Decisória
Conceição destacou a liberdade que tem para tomar decisões: Sobre isso tenho liberdade total do nosso presidente para montar a equipa que tenho de montar conjuntamente com a minha equipa técnica e com os jogadores. É isto.