Fernando Gomes anuncia saída do FC Porto e destaca importância da Academia na Maia

  1. Fernando Gomes anuncia saída do FC Porto
  2. Destaque para a importância da Academia do FC Porto na Maia
  3. Pinto da Costa presta homenagem a Fernando Gomes
  4. Críticas e divisões no universo portista
  5. Processo de negociação dos terrenos para a Academia
  6. Possível sucessão com José Fernando Figueiredo

Fernando Gomes, administrador da SAD do FC Porto, anunciou a sua saída do clube após uma década de colaboração, durante a apresentação do projeto da Academia do FC Porto na Maia. Gomes expressou o seu orgulho em ter feito parte da equipa e contribuído da melhor forma possível, destacando a importância do novo projeto para o clube. Em suas palavras, «Foi um período muito intenso e rico que vai ter de continuar, orgulho-me de ter sido parte desta sua equipa, ter dado o contributo e fazendo o que melhor sabia. E tudo chega ao fim. Para mim esta Academia é o fim da colaboração com o FC Porto. Foi uma honra, senhor presidente, estar ao seu lado nestes últimos dez anos».

Pinto da Costa, presidente do FC Porto, também prestou homenagem a Fernando Gomes, destacando a sua dedicação e trabalho incansável pelo clube. Costa revelou uma conversa antiga com Gomes, afirmando que «Foi o dirigente, nos meus 42 anos, que depois de anunciar a saída mais fez e mais trabalhou pelo FC Porto. Tenho a certeza que ficará sempre ligado a nós, o mais importante é a amizade que nos liga e a lealdade. Será sempre referência e estar-lhe-ei eternamente grato».

Projeto da Academia do FC Porto

As declarações de Fernando Gomes foram feitas à margem da apresentação do projeto da Academia do FC Porto, que Pinto da Costa pretende construir na Maia. Durante o evento, Gomes destacou a importância do projeto para o futuro do clube, mencionando os esforços e sacrifícios feitos para alcançar o sucesso. Ele ressaltou a finalização do fairplay financeiro e a parceria com o grupo internacional Legends, do grupo Sixth Street, como marcos importantes do seu mandato.

Críticas e Divisões

Gomes abordou as críticas e divisões no universo portista, lamentando a falta de união em torno do projeto da Academia. Ele afirmou que «Deveria ser um momento de grande congratulação de todos os portistas. Mas não é, porque alguém se encarregou, sem que se perceba, só porque sim, pôr em causa este enorme projeto começado há tantos anos. Não se entende e é pena que haja quem esteja a dividir o universo portista sem razões de fundo».

Negociação dos Terrenos

Gomes explicou o processo de negociação dos terrenos para a Academia, garantindo que a totalidade dos 23 hectares necessários será adquirida a tempo. Ele mencionou a adjudicação da terraplanagem à empresa ABB e a garantia de pagamento do financiamento necessário para a construção do projeto.

Saída e Sucessão

Em relação à sua saída, Gomes enfatizou que a Academia marca o fim da sua colaboração com o FC Porto, encerrando um ciclo de dedicação e trabalho em prol do clube. A sua saída abre espaço para uma possível sucessão, com o economista e consultor do Banco Mundial, José Fernando Figueiredo, sendo apontado como um nome forte para ocupar o seu lugar.

A saída de Fernando Gomes do FC Porto representa o fim de uma era para o clube, mas o legado do seu trabalho e compromisso ao longo dos anos permanecerá como parte integrante da história e da evolução do FC Porto.

4 jogadores com ligação a Portugal eleitos melhores das respetivas ligas em 2023/24

  1. Viktor Gyökeres, avançado do Sporting, foi eleito o melhor jogador da Liga Portugal Betclic, com um total de 29 golos e 9 assistências na época passada
  2. Fotis Ioannidis, que foi alvo do Sporting na última janela de mercado, foi eleito melhor jogador da liga grega, com um total 7.54 pontos, ao serviço do Panathinaikos
  3. Andreas Schjelderup, avançado emprestado pelo Benfica ao Nordsjaelland, na época passada, também foi eleito melhor jogador da liga dinamarquesa, com 7.54 pontos
  4. Josué, médio formado no FC Porto, atualmente no Coritiba, no Brasil, é o único português nesta lista e destacou-se, em 2023/24, como melhor jogador da liga polaca, com um total de 7.63 pontos

UEFA aumenta verbas de solidariedade para clubes fora das provas europeias

  1. UEFA aumenta verba de solidariedade de 4% para 7% das receitas totais
  2. Verba passa de 135 milhões para 308 milhões de euros
  3. Novas regras visam promover equilíbrio entre clubes ricos e pobres
  4. Decisão é elogiada por Pedro Proença, presidente da Liga Portuguesa

UEFA aprova nova fórmula de distribuição de fundos de solidariedade

  1. UEFA aprova nova fórmula de distribuição de fundos de solidariedade
  2. Novo modelo aumenta valores disponíveis em 80%
  3. Portugal pode receber 6,5 milhões de euros em cada parcela
  4. 30% dos fundos serão distribuídos pelos clubes da Liga Portugal Betclic
  5. Clubes da Liga 2 precisam do voto favorável de 70% dos clubes do primeiro escalão para receber fundos

FC Porto parte para a Noruega confiante em vencer a Liga Europa

  1. O FC Porto parte para a Noruega com confiança renovada de conquistar a Liga Europa esta temporada
  2. André Villas-Boas: "É o compromisso com a vitória que o FC Porto tem de ter em todas as competições"
  3. Kjetil Knutsen, treinador do Bodø/Glimt: "Sabemos que jogamos contra uma equipa de top"
  4. O duelo entre o FC Porto e o Bodø/Glimt está marcado para esta quarta-feira, às 17h45

FC Porto viaja com Marcano para estreia na Liga Europa

  1. FC Porto viajou com 27 jogadores para a Noruega
  2. Iván Marcano, de 37 anos, integra a comitiva apesar de não estar inscrito
  3. Zaidu e Fábio Vieira ficaram em Portugal a recuperar de lesões
  4. Otávio, ausente no último jogo, integra a convocatória