Daniel Sousa: ‘A minha forma de estar no futebol é sempre pensar a partir do golo’

  1. O Arouca tem sido o melhor ataque nas últimas três jornadas do campeonato.
  2. Daniel Sousa destaca a competitividade do campeonato e a proximidade entre as equipas.
  3. O treinador enfatiza a importância do trabalho em equipa e o sucesso coletivo.
  4. Vitinho tem treinado bem, mas a sua titularidade depende do rendimento nos treinos.
  5. Rafael Fernandes, Quaresma, Pedro Moreira e Uri Busquets estão lesionados, mas Milovanov já está recuperado.
  6. Daniel Sousa destaca a dificuldade de convocar laterais e menciona os desafios dos relvados nesta altura do ano.

O Arouca tem estado em grande forma desde que Daniel Sousa assumiu o comando da equipa. Sob o seu comando, os lobos têm sido o melhor ataque nas últimas três jornadas do campeonato. Agora, têm pela frente o último desafio do ano contra o Estrela da Amadora, e o treinador está consciente do desafio que os jogadores enfrentarão.

‘Esperamos um Estrela da Amadora muito forte em casa, num estádio mítico, onde é normal ser difícil jogar pela proximidade das bancadas ao relvado, com os adeptos muito próximos dos jogadores. Acho até que nenhum dos nossos jogadores jogou antes na Reboleira, sendo uma primeira experiência para todos, portanto temos de estar alerta. Eles são uma equipa com alguns internacionais e têm trabalhado da mesma forma desde a 2.ª Liga, com comportamentos que são difíceis de anular, mas estamos cá para trabalhar’, afirmou Daniel Sousa.

Nos últimos jogos, o Arouca tem conseguido marcar golos com maior consistência, e o treinador explica que isso se deve a uma mudança na abordagem da equipa. ‘Os jogadores são os mesmos, porém mudámos um pouco a forma de fazer as coisas. Não é o trabalho anterior que está em causa, porque já disse muitas vezes que o que foi feito antes foi bom. Mas existiram questões que passam muitas vezes o domínio do clube, como expulsões e questões de arbitragem. O que mudou foi, efetivamente, estarem a marcar. O trabalho é sempre no sentido de promover as características deles. Eu disse desde o início que a minha ideia e forma de estar no futebol é pensar sempre a partir do golo. Pensar na forma como podemos transformar o momento em vez de agir individualmente’, explicou Sousa.

Mesmo com a boa fase da equipa, o treinador reconhece a competitividade do campeonato. ‘A proximidade das equipas é algo que temos de destacar. Contudo, vamos continuar a consolidar comportamentos, porque tenho visto coisas que me agradam muito, como por exemplo, se for preciso defender, defendemos, e se for preciso jogar no contra-ataque, atacamos. Depois cabe-nos ter a competência para perceber os momentos. O jogo [com o Estrela da Amadora] em si vai requerer coisas em comparação com outros e é isso que vamos ter de estar preparados', disse Sousa.

Ao falar sobre o sucesso individual dos jogadores, o treinador enfatizou a importância do trabalho em equipa. ‘O Mujica está num bom momento, é um jogador com muita qualidade. Mas, para mim, só faz sentido o que acontece em termos coletivos. Os outros jogadores também merecem destaque. É merecido, mas isto é fruto de trabalho de equipa, só é possível trabalhar coletivamente, porque se estiver lá a equipa, o jogador eventualmente terá sucesso’, afirmou.

O treinador também falou sobre a situação do jogador Vitinho, destacando que a titularidade depende do seu desempenho nos treinos. ‘Ele tem treinado muito bem. O tema da individualização é muito perigoso, porque corro sempre o risco de não ser justo com outros jogadores. Ele veio de uma paragem muito longa, tem questões de performance, todos sabem disso. Penso que foi um ano, ou mais, fora, temos de perceber em que situação está e em que ponto podemos utilizá-lo’, explicou Sousa.

Sobre a lista de jogadores indisponíveis para o próximo jogo, o treinador confirmou as lesões de Rafael Fernandes, Quaresma, Pedro Moreira e Uri Busquets, mas deu boas notícias em relação a Milovanov, que já está recuperado. Além disso, Sousa destacou a dificuldade de convocar laterais, uma realidade que a equipa tem enfrentado. ‘Também queria falar dos relvados, que nesta altura ficam mais difíceis. Os campos ficam muito pesados com a chuva e isso é propício a lesões. Estão a ficar mais secos agora, o que é bom. Sobretudo, cá no norte é complicado com estas condições, mas não quero usar desculpas com isto, de maneira nenhuma’, concluiu.

O Arouca viaja esta quarta-feira para a Amadora, onde vai disputar a 15.ª jornada do campeonato com a equipa da casa, no Estádio José Gomes, às 20h15 desta quinta-feira.

Paulo Fonseca: a nova metodologia de treino no Milan

  1. Paulo Fonseca é o novo treinador do Milan
  2. O Milan quer aproximar-se do nível dos melhores clubes europeus
  3. Moncada diz que Leão é um jogador totalmente diferente agora
  4. Moncada viu Leão jogar pela primeira vez aos 17 anos no Sporting

Jota Oliveira e Tomás Ribeiro à prova na cozinha

  1. Jota Oliveira e Tomás Ribeiro, jogadores do Vitória de Guimarães, cozinharam um risoto de atum com legumes
  2. Iniciativa decorreu na praça de alimentação do GuimarãeShopping
  3. Tomás Ribeiro: 'Adoro inventar na cozinha e divertir-me'
  4. Jota Oliveira: 'Comer bem não é apenas para os dias de jogo; é um trabalho diário.'

Sporting e Amarante FC defrontam-se na Festa da Taça

  1. Sporting e Amarante FC defrontam-se pela terceira vez na história da Taça de Portugal
  2. O Amarante FC está em 2º lugar na Liga 3 Série A, com mais 7 pontos que o líder
  3. O Sporting é o detentor do troféu da Taça de Portugal desta temporada

Futebol português ganha maior acesso a competições europeias e Liga Bwin

  1. Transmissão semanal de um jogo das principais competições europeias de clubes em sinal aberto a partir de Janeiro de 2025
  2. TVI vai transmitir os jogos em casa do Moreirense a partir da próxima época até 2028
  3. Objetivo é aproximar os adeptos do futebol de elite europeu
  4. Jogos do Moreirense terão maior exposição na TV generalista

Anderlecht restringe acesso de adeptos do FC Porto na Liga Europa

  1. O Anderlecht recebe o FC Porto na próxima quinta-feira, para a Liga Europa
  2. Os dragões têm o lote de bilhetes que lhes foi destinado esgotado há praticamente uma semana
  3. Em fevereiro de 2023, adeptos do Benfica tentaram adquirir ingressos para fora da zona visitante no estádio do Club Brugge
  4. O Anderlecht deteta estas situações através da plataforma em que os bilhetes foram comprados

Gyökeres a caminho de um ano histórico no Sporting

  1. 48 golos anotados em 2024, igualando a 4ª melhor marca de sempre do Sporting
  2. Gyökeres a caminho de superar os 50 e 59 golos de Fernando Peyroteo em 1941 e 1948
  3. Recorde de 68 golos em um ano civil de Peyroteo parece difícil, mas não impossível