Carlos Carvalhal perspetiva um Sporting de Braga pronto para lutar pela vitória em Alvalade, frente ao Sporting. O treinador bracarense reconhece a qualidade do adversário, mas garante que a sua equipa está focada e determinada em alcançar os três pontos.
Numa antevisão ao encontro, o técnico minhoto sublinhou a ambição da sua equipa em impor dificuldades ao campeão nacional, perspetivando um duelo tático interessante e de elevado nível competitivo.
Foco no Sporting e ambição minhota
Carvalhal abordou o jogo frente ao Sporting, afirmando: “Parafraseando um treinador de Braga, que sou eu, não quero saber disso para nada [risos]. Sobre a segunda parte da questão, dizer que é adversário difícil, é o campeão nacional, que tem sido muito forte em casa e vai defrontar uma equipa que, salvo erro, é a melhor no comportamento fora de casa e são esses os argumentos que vamos esgrimir. Uma equipa com um excelente percurso fora e em casa e outra que tem tido um comportamento fora de casa excecional. Adivinham-se dificuldades para ambos os lados. Queremos jogar com raça, ambição, com um foco muito grande, olhos nos olhos. Sabemos das diferenças, mas é dentro do campo que se esgrimem argumentos e onde temos sonhos, como toda a gente. Temos honra e vamos respeitar o Sp. Braga, a cidade, a região e, para isso, temos de ir à luta e vamos com tudo para conseguirmos os três pontos, que é o nosso grande objetivo.”
Confiança nos jovens e ausência de Roger
Carvalhal desvalorizou o facto de Roger não poder jogar, mostrando total confiança nos jovens jogadores do plantel: “Temos confiança nos nossos jovens, estarão o Rúben Furtado e o Patrão convocados para este jogo, têm 19 e 17 anos [respetivamente], são as nossas opções como alternativas para o ataque. Estou a focar a idade, mas não estou a pôr em causa a competência. Zero desculpas, não está um guerreiro, levantam-se dois.”
Qualidade do Sporting além de Gyokeres
O treinador também comentou a qualidade do Sporting, não se limitando a Gyokeres: “É mais, sem dúvida. Um clube que sofreu uma ou outra transformação, organizada, à imagem do seu treinador, com ambição, muito difícil de jogar no seu terreno, com muitos pontos fortes, como o seu avançado, mas não é só ele. O que queremos fazer é que o Sporting olhe para nós como um adversário incómodo e difícil”.
Foco total no jogo e opções no meio-campo
Carvalhal falou do bom momento das duas equipas: “Acima de tudo estamos focados, temos feito jogos realistas com o momento da equipa e estamos otimistas. Uma equipa que vem de seis vitórias seguidas, como o Sporting, estará também num momento positivo. Em 2025 perdemos um jogo [para a Liga Betclic], com o Rio Ave”.
Sobre o meio campo, o treinador disse: “Todos estão aptos a jogar, temos cinco opções para três lugares, mas todos estão aptos. O Racic dá mais passos em frente, o Gorbry controla mais o jogo, o Diego é um jogador extremamente equilibrado, o João Moutinho dá segurança a partir de trás e o Vítor Carvalho é o mais posicional, é o mais ‘6’ do plantel. O que for melhor vai avançar. Mas a nota positiva é que estão a treinar muito bem”.
O técnico revelou ainda que o Braga não está preocupado com os outros jogos: “O nosso foco é o Sporting e não queremos distrair-nos com outras coisas porque haverá vida para todas as equipas depois deste fim de semana”.