O histórico capitão do SC Braga, Ricardo Horta, atingiu um marco impressionante na sua carreira ao ultrapassar o recorde de jogos disputados pelo clube minhoto. O extremo chegou à marca de 410 partidas, superando o anterior recordista, José Maria Azevedo.
O feito foi assinalado com grande pompa e circunstância pelos arsenalistas. No dia seguinte à histórica vitória sobre o Moreirense, onde Horta marcou o golo da vitória nos últimos minutos, o clube colocou o jogador sentado num trono no centro do relvado da Pedreira, vestido com uma camisola especial comemorativa do seu recorde.
«410 jogos são realmente muitos jogos»
Em declarações emocionadas, Horta expressou o seu orgulho por esta conquista: «É motivo de orgulho. 410 jogos são realmente muitos jogos. Foram muitas emoções, muitas alegrias, algumas tristezas, também. Mas é um sentimento de orgulho por esta marca que alcancei. Superar um jogador tão histórico como era o José Maria Azevedo é um motivo de muito orgulho e estou muito feliz por atingir esta marca.»
O jogador, que chegou ao SC Braga ainda muito jovem, relembrou os seus primórdios no clube: «O SC Braga é um clube centenário, já passaram aqui milhares de jogadores e atingir estas marcas claro que me deixa muito feliz. Sinceramente, não pensava muito nisso. Desde o primeiro dia em que cá cheguei, ainda miúdo, que o meu objetivo era jogar, porque não estava a jogar no meu antigo clube. Sinto que desempenhei um bom papel, que deixo aqui alguma história.»
Mundial 2022 e esperança de novo convocado
Horta, que já representou as seleções jovens de Portugal e a equipa principal, recorda com orgulho a sua participação no Mundial de 2022, no Catar, onde marcou um golo. O jogador espera poder voltar a ser convocado para a Seleção Nacional, agora sob o comando de Roberto Martínez.