-
7 golos marcados nesta temporada
-
Chegou ao Braga proveniente do Guingamp
-
Formou-se no Grenoble
-
Campeão da CAN sub-23 em 2023
Um início de época promissor
Amine El Ouazzani, o avançado do SC Braga, está a ter um início de época notável, com sete golos marcados, superando o seu concorrente Roberto Fernández, que apenas conta com dois tentos. O jogador marroquino, de 23 anos, chegou ao Braga proveniente do Guingamp, tendo feito a sua formação no Grenoble.
Elogios do antigo treinador
Adam Amellal, que treinou El Ouazzani no Grenoble, elogia as qualidades do jogador, destacando a sua "inteligência de médio" e as referências a Karim Benzema. "Conheci-o, ele era médio, muito bom tecnicamente e com grande maturidade no seu jogo. Nos sub-17 recordo-me de um grande golo do meio-campo que marcou ao Saint-Étienne. Revelou um pouco do que era nesse momento, foi o melhor jogador da equipa e ajudou num título", recorda Amellal.
O treinador do Grenoble destaca que a "formação numa posição menos ofensiva foi uma grande mais-valia" para El Ouazzani, que hoje é "um avançado com inteligência de médio" e "agarra referências como Benzema".
Um "caminho deslumbrante"
Amellal reconhece que o jogador deixou "uma marca lindíssima" em todos os clubes por onde passou, fruto de "uma ótima educação". O técnico francês considera que o "caminho deslumbrante" de El Ouazzani, que o levou do Grenoble ao Bourg-Péronnas e depois ao Guingamp, antes de chegar ao Braga, "moldou o seu caráter".
"Não estou surpreendido com o seu bom começo, no futebol tudo anda muito rápido e acho que ele está no clube certo para florescer e continuar o seu desenvolvimento, sempre com paciência e confiança. Espero vê-lo na Liga dos Campeões. Seria um orgulho incomparável, tem talento para lá chegar", afirma Amellal.
O técnico francês acredita que El Ouazzani tem "mostrado experiência para enfrentar a situação, sendo calmo e confiante na sua força", e que a presença de João Moutinho no balneário do Braga pode ser "importante" para o seu desenvolvimento.
Amellal também suspira por ver El Ouazzani a ser convocado para a seleção principal de Marrocos, depois de ter sido campeão da CAN sub-23 em 2023. "Ele teve um papel importante nesse título, é um elemento carismático, bom para a equipa, que não perde a confiança nos momentos difíceis. Acredito que será um jogador influente na seleção A, tendo a oportunidade não a perderá", destaca.