Após uma exibição demolidora sobre o Boavista (5-0), o treinador do Sporting, Rui Borges, não poupou elogios ao seu avançado estrela: “Desde que está a 100 por cento, tem dado uma resposta incrível. Não há adjetivos para ele. As pessoas acham que digo isto por ser nosso avançado, mas é o melhor avançado da Europa.”
Gyökeres, que apontou quatro golos neste encontro, chegou aos 52 tentos na presente temporada, fazendo história pelos leões. “Viktor Gyökeres chegou aos 52 golos em 2024/25 no embate frente ao Boavista, a contar para a 31.ª jornada da Liga Betclic, e juntou-se a Peyroteo e Mário Jardel num registo histórico pelo Sporting.”
Uma época histórica
Fora o avançado sueco, apenas outras duas lendas do clube conseguiram ultrapassar a marca dos 50 golos numa única época. “Fora o sueco, apenas Peyroteo e Mário Jardel conseguiram ultrapassar essa marca dos 52 tentos numa única temporada ao serviço do Sporting. Fernando Peyroteo foi o único a alcançar o feito mais do que uma vez, tendo-o conseguido em três ocasiões.”
Gyökeres está também a escrever a sua própria história no clube, tornando-se o segundo melhor marcador estrangeiro de sempre do Sporting. “A nível de jogadores estrangeiros, após Viktor Gyökeres marcar o seu 94.º golo pelo Sporting, fica só com Yazalde (126) pela frente como o melhor marcador estrangeiro pelo clube de Lisboa.”
Mais do que golos
Para Rui Borges, a qualidade do seu avançado vai muito além dos golos: “Mais do que os golos, gosto de olhar e de o sentir ligado a todos os comportamentos, ofensivos e defensivos. Na 1ª parte tentou anular também a saída do Boavista, ou a ligação dessa primeira etapa. Muito bom para mim enquanto treinador senti-lo sempre ligado.”
Uma máquina imparável
Com este poker, Gyökeres chegou ao sexto jogo na temporada em que apontou três ou mais golos, provando ser uma máquina imparável. “De resto, com este poker, o ex-Coventry chegou ao sexto jogo na temporada em que apontou três ou mais golos. Tal já havia acontecido com Moreirense, Manchester City, Farense, Vitória SC e Estrela da Amadora.”
Para Rui Borges, a confiança e o ambiente no plantel são cruciais para este êxito: “Quando nos rodeamos de gente que acredita em nós... Quando há esse ambiente, de viver o clube, torna-se fácil e desafios tornam-se conquistas. O ambiente foi incrível e está incrível entre todos porque acreditamos uns nos outros.”