As ações da Benfica SAD subiram esta terça-feira para 4,33 euros, o valor mais alto desde janeiro de 2022, com mais de 27 mil títulos a mudarem de mãos, um volume que não atingia desde agosto de 2024. Ao meio-dia e 45 minutos, os títulos tinham subido 11% face à abertura do mercado e 3,59% em relação ao fecho de segunda-feira. Cerca de uma hora antes, a cotação foi de 4,39 euros. Até às 12h45, foram transacionados 27.006 títulos, num volume de negócios de cerca de 111,5 mil euros.
José António dos Santos, o maior acionista individual da Benfica SAD, que detém direta e indiretamente 16,38% do capital, afirmou numa entrevista ao Jornal de Negócios que, se vendesse os títulos, seria “só se vendesse tudo e no mínimo a 12 euros por ação. Isto ao dia de hoje, porque amanhã pode não ser assim”
. Essa afirmação ressoa num clima de incerteza e expectativa no mercado.
Intenção de Anular Leilão de Ações
Em cima dessa nova valorização das ações, o Benfica anunciou na quarta-feira a intenção de requerer a nulidade do leilão que permitiu a um licitante adquirir as ações detidas por Luís Filipe Vieira, pelo valor de 7,07 euros. Em uma nota divulgada no seu site oficial, o clube disse: “O Sport Lisboa e Benfica informa que, através da sua participada Benfica SGPS, tomou parte no leilão das ações tituladas por Luís Filipe Vieira, tendo apresentado uma oferta adequada e sido informado de que as referidas ações foram vendidas a um outro licitante por 7,07 euros”
.
Contudo, o Benfica acrescentou que, “até ao momento, não recebeu qualquer notificação quanto ao seu direito de preferência, pelo que, cautelarmente, já requereu a nulidade da venda”
. O clube declarou ainda que: “O Sport Lisboa e Benfica informa os seus sócios e adeptos que tem vindo a acompanhar ao longo dos últimos meses com toda a atenção e rigor o processo executivo onde foram penhoradas ações detidas por Luís Filipe Vieira”
.
Direito de Preferência Sobre as Ações
Nesse sentido, comunicou atempadamente ao tribunal competente o seu direito de preferência sobre as referidas ações no âmbito do leilão previsto. O Benfica enfatizou que “tudo fará no superior interesse do clube para adquirir esse volume de ações, que representa 3,28% do capital da SAD”
.
Essa posição de 3,28% corresponde a 753.615 ações e foi penhorada ao antigo presidente Luís Filipe Vieira. De acordo com o Jornal de Negócios, as ações de Vieira foram arrestadas pelo Novo Banco em novembro de 2021, em resultado de uma providência cautelar paralela a uma ação executiva na qual o banco reclamava o pagamento de 7,5 milhões de euros de um financiamento feito à Promovalor.
Ação Judicial e Contexto Financeiro
Como a dívida não foi saldada, o Novo Banco acionou as livranças pessoais dadas pelo antigo presidente do Benfica, entre as quais se incluía a participação na SAD. A situação dos mercados refletiu-se também nas ações das SAD do Sporting e do Porto, que ainda figuram nas primeiras três posições do campeonato de futebol masculino.
Os títulos do Sporting perderam 4,76% em relação ao fecho de segunda-feira, enquanto os do Porto subiram 0,98% no mesmo período. O cenário é de grande volatilidade, com os investidores a monitorizarem as movimentações de cada um dos clubes e a sua influência no mercado.