O Benfica procura este domingo vencer o FC Porto, no Dragão, para não permitir que o Sporting se distancie na liderança da I Liga. Os leões também enfrentarão um teste difícil ao receber o Braga na 28.ª jornada.
Esta jornada reúne os atuais seis primeiros classificados do campeonato, com os quatro principais clubes – Sporting e Benfica a lutar pelo título, e FC Porto e Sporting de Braga focados no terceiro lugar, mas ainda de olho num possível acesso à Liga dos Campeões. Leões e encarnados iniciam a jornada empatados na liderança com 65 pontos, enquanto dragões e minhotos somam 56, ocupando o terceiro e quarto lugares, respetivamente. Santa Clara, em quinto, e Vitória de Guimarães, em sexto, também se enfrentam no D. Afonso Henriques.
Clássico no Dragão: Jogo da Época?
O clássico do Dragão é o grande destaque da 28.ª jornada. André Villas-Boas, atual presidente do FC Porto, admitiu publicamente que este é o “jogo da época” para a equipa de Martín Anselmi. Esta é mais uma oportunidade para o treinador convencer os adeptos portistas, após um início irregular.
Com o Sporting a jogar apenas na segunda-feira, o confronto de domingo promete ser determinante para o sprint final do Benfica no campeonato. Uma vitória na casa de um rival histórico aumentaria significativamente a confiança da equipa de Bruno Lage. Um triunfo deixaria o Benfica na liderança da I Liga por 24 horas, colocando pressão extra sobre os leões na receção ao Sporting de Braga, apesar das duas últimas visitas dos minhotos terem resultado em goleadas de 5-0.
Gyokeres em Grande Forma
O sueco Viktor Gyokeres, o melhor marcador do campeonato, parece estar de volta ao seu melhor, após marcar em cinco jornadas consecutivas, com um total de oito golos.
Um triunfo do FC Porto no clássico reacenderia as esperanças dos dragões em alcançar o segundo lugar e garantir um lugar na Champions, competição que falharam esta temporada. No entanto, tal resultado também motivaria o Sporting de Braga no jogo em Alvalade, que encerra a jornada.
Cimeira dos G6 e Luta Europeia
A ‘cimeira dos G6’ da I Liga começa no sábado, com o Vitória de Guimarães e o Santa Clara a lutarem pelo quinto lugar, que pode dar acesso à zona europeia. As equipas estão separadas por quatro pontos, com vantagem para os açorianos.
A jornada arranca oficialmente na sexta-feira, com o ‘aflito’ AVS, 16.º e antepenúltimo classificado, a receber o Estoril, nono e um dos melhores clubes na segunda volta do campeonato.