Com apenas 20 anos, Francisca Martins demonstrou mais uma vez o seu talento e determinação ao bater o recorde nacional dos 200 metros livres em piscina curta. A nadadora do Foca impressionou ao parar o cronómetro nos 1.58,62m, superando a marca anterior de 1.58,69m que tinha sido estabelecida por Diana Durães nos Europeus de Copenhaga em 2017.
Esta conquista é ainda mais notável ao considerar que apenas quatro nadadoras portuguesas conseguiram nadar abaixo dos 2 minutos nesta distância, incluindo nomes como Rita Frischknecht e Letícia André.
É importante destacar que esta é a primeira vez que Martins estabelece um recorde nacional em piscina curta, uma vez que já é detentora dos melhores registos de sempre nos 100, 200 e 400 metros livres em piscina de 50 metros.
Esta conquista é um reflexo do trabalho árduo e dedicação de Francisca Martins, que tem vindo a destacar-se no cenário da natação em Portugal. A sua performance impressionante nas eliminatórias do IX Meeting Internacional do Algarve é um sinal promissor para o futuro da natação portuguesa.
A final desta tarde promete ser emocionante, com Francisca Martins a demonstrar todo o seu talento no encerramento deste prestigiado evento desportivo.