Bruno Lage e o alegado convite do Sporting: a polémica que não deveria existir

  1. O Benfica venceu o Nacional na Liga na pausa da Liga dos Campeões
  2. Bruno Lage deixou o Wolverhampton em outubro de 2022 e assumiu o Botafogo em julho
  3. Frederico Varandas é o presidente do Sporting
  4. Rúben Amorim tem contrato com o Sporting até 2026

O hiato dos jogos do Benfica na Luz contra Barcelona e Nacional ficou, à boa maneira portuguesa, marcado por mais uma polémica extra campo: o suposto convite de Frederico Varandas, presidente do Sporting, a Bruno Lage, hoje treinador do Benfica, em maio de 2023, para, alegadamente, iniciar um novo ciclo em Alvalade após época horribilis do leão a nível interno, com o 4.º lugar na Liga, eliminado da Taça de Portugal pelo Varzim e derrotado na final da Taça da Liga pelo FC Porto.

Bruno Lage fez a antevisão do jogo com o Nacional, 'entalado' entre a eliminatória da UEFA Champions League com o Barcelona, e foi questionado sobre um alegado jantar com Frederico Varandas. O assunto levou a duas tomadas de posição públicas por parte de Bruno Lage, antes e depois da consistente vitória sobre os madeirenses na pausa entre os compromissos da Uefa Champions League, mas justificava tanto assim?

O direito de Bruno Lage negociar com quem quisesse

Em maio de 2023, o treinador do Benfica não tinha trabalho — deixou o Wolverhampton em outubro de 2022 e assumiu o Botafogo em julho — e, por isso, era livre e mais do que livre de negociar com quem quisesse. Sim, o passado umbilicalmente ligado ao Benfica, com o auge no campeonato conquistado de remontada em 2019, deixaria sempre espaço para a polémica se instalar, mas Bruno Lage estaria no seu pleno direito de assumir o projeto em Alvalade, assim considerasse o passo certo para a carreira.

A resposta de Bruno Lage: menos elegante do que deveria

Na segunda intervenção sobre o assunto, auxiliado pelo bloco de notas, Lage colocou as garras de fora e, ao contrário da progressão que a equipa tem tido em campo depois de muito ter abanado em janeiro, revelou que continua a vacilar a nível comunicacional quando tem de fazer a diferença. Haveria, com toda a certeza, forma mais elegante e menos ressabiada para falar do assunto, que deveria trazer mais complicações e julgamentos a Frederico Varandas do que ao treinador do Benfica.

O precedente da confiança em Rúben Amorim

Afinal, todos nos lembramos da confiança quase cega que o presidente dos leões sempre mostrou em Rúben Amorim e eventuais jantares com outros treinadores, quando tinha um com contrato até 2026, seria a prova de que, como todos os outros, Amorim dependia de a bola bater ou não na trave...

FC Porto toma medidas disciplinares após festa de aniversário de jogador ultrapassar hora de recolher

  1. Jogadores do FC Porto desrespeitaram regras do clube durante festa de aniversário
  2. Festa de aniversário de Otávio deveria ter terminado às 20h, mas prolongou-se até às 4h da madrugada
  3. Quatro jogadores, incluindo Otávio, Tiago Djaló e William Gomes, foram visados por terem ficado na festa depois da hora do recolher obrigatório
  4. Direção do FC Porto decidiu instaurar processos disciplinares aos jogadores que desrespeitaram as normas internas do clube

Rui Borges comenta possível transferência de Marcus Edwards para o Burnley

  1. Rui Borges comentou o aproveitamento de Marcus Edwards no Sporting CP.
  2. O Burnley pode ser obrigado a comprar Edwards por 11 milhões de euros se subir à Liga Inglesa.
  3. Rui Borges: “Comigo pouco nada e jogou. Para trás, jogou algumas vezes, outras vezes não, é o normal com todos os jogadores. De resto, e em relação à saída, tem mais a ver com a estrutura do que comigo”.
  4. A possível saída de Edwards levanta questões sobre a gestão de talentos no Sporting CP.