O Benfica aproveitou a derrota do FC Porto para se isolar, ainda que provisoriamente, no topo da I Liga portuguesa. No sábado, a equipa de Bruno Lage goleou o Nacional por 3-0 no Estádio da Luz, num jogo em que a vitória encarnada nunca esteve em risco.
"Zeki Amdouni adiantou os anfitriões logo aos 5 minutos, com Kokçu e Pavlidis a dilatarem a vantagem na segunda metade do encontro", revelou o treinador do Benfica, Bruno Lage. Apesar do resultado expressivo, o guarda-redes do Nacional, Lucas França, "acabou por se destacar com várias defesas importantes que impediram um resultado ainda mais volumoso".
FC Porto sofre pesada derrota
Do outro lado, o FC Porto "sofreu uma pesada derrota por 1-0 diante do Sporting de Braga", num jogo que "ditou a redução da distância pontual entre os dois clubes". O golo decisivo foi marcado por "Ricardo Horta", que manteve a equipa minhota no terceiro lugar da tabela, empatada com os dragões.
"A vitória do Benfica e a derrota do FC Porto abalaram consideravelmente a luta pela liderança do campeonato português", afirmou o comentador desportivo Pedro Silva. As "'águias' chegaram aos 63 pontos, mais três do que o Sporting, que é segundo classificado. Já os 'dragões' caíram para a terceira posição com os mesmos 60 pontos do Sporting de Braga."
Preparação para a Liga dos Campeões
O triunfo do Benfica "surge numa altura em que a equipa se prepara para receber o Barcelona, na segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões". Apesar da derrota sofrida na primeira partida, em Camp Nou, "a vitória sobre o Nacional reforça a moral da formação encarnada para a receção aos catalães".
Por sua vez, o FC Porto "terá de se reerguer rapidamente desta derrota", uma vez que no próximo fim de semana recebe o Sporting, num jogo que "poderá ser decisivo na luta pelo título". A equipa de Sérgio Conceição "não pode permitir-se mais deslizes se quiser manter-se na corrida pelo campeonato".