Estes são tempos de grande incerteza e suscetibilidade para os clubes portugueses que lutam por títulos nacionais e europeus. Os plantéis do Benfica e do Sporting têm sido fustigados por lesões e cansaço de jogadores-chave, forçando os treinadores a constantes substituições e dificultando a criação de rotinas e ritmo competitivo.
O FC Porto, por sua vez, está a construir uma equipa com jogadores jovens e inexperientes, o que também lhe traz desafios nesta temporada.
Altos e baixos nos três grandes
Apesar das vitórias recentes do Benfica no campeonato e na Liga dos Campeões e Liga Europa, o Sporting tem registado empates e eliminações nas respetivas competições. Já o FC Porto tem alternado entre empates e vitórias, com a decisão do seu futuro na Liga Europa hoje em jogo.
«A tendência é de um ascendente das águias em contraposição a descendente dos leões e de impasse nos dragões», observa um especialista. No entanto, esta ordem de coisas é frágil e pode mudar rapidamente com um resultado negativo de um clube em relação aos seus rivais.
Braga também enfrenta desafios
O SC Braga, apesar de estar em bom momento, não está imune aos mesmos problemas que afetam os três grandes clubes portugueses nesta temporada.
Numa temporada marcada pela incerteza e suscetibilidade, cada vitória e cada sucesso dos clubes portugueses são conquistas importantes, tanto no campeonato nacional como nas competições europeias.