O Benfica está prestes a alcançar uma conquista histórica na Liga dos Campeões. Caso elimine o Mónaco nesta quarta-feira e avance para os oitavos-de-final, as águias vão aproximar-se do recorde de receitas numa edição da prova.
Até ao momento, o Benfica já encaixou 60,435 milhões de euros com a sua participação na Liga dos Campeões. Esse valor, somado aos 11 milhões que cada clube recebe pela passagem aos oitavos-de-final, elevaria o total encaixado pelos encarnados para 71,435 milhões de euros. Esse montante ficaria muito próximo dos 72,6 milhões de euros que o Benfica recebeu na época 2022/23, quando chegou aos quartos-de-final da prova.
Líder do ranking português
Atualmente, o Benfica é a 17.ª equipa com o maior valor encaixado na Liga dos Campeões. Além do valor base que todos os clubes recebem (18,62 milhões de euros), os encarnados ganharam 24,55 milhões em função do valor da marca, 16,27 milhões pelos resultados alcançados e 1 milhão pela presença no 'play-off'.
No que diz respeito ao ranking da UEFA a 5 anos, o Benfica consolidou o seu estatuto de melhor clube português. As águias ocupam o 15.º lugar, à frente do FC Porto (18.º) e do Sporting (33.º). Se eliminarem o Mónaco, os encarnados vão aproximar-se ainda mais do Arsenal e do Manchester United, que ocupam as posições imediatamente acima.
Sporting com missão difícil
Já o Sporting tem uma missão mais complicada para chegar aos 60 milhões de euros. Depois de perder por 3-0 em casa com o Borussia Dortmund, os leões precisam de um 'milagre' na Alemanha para se apurarem para a fase a eliminar. Até ao momento, o Sporting encaixou 48,984 milhões de euros na prova.