As lesões têm sido uma pedra no sapato do Benfica nas últimas semanas. Depois das saídas de Manu Silva e Alexander Bah no jogo com o Moreirense, os encarnados sofreram mais dois reveses com a ausência de Fredrik Aursnes e Ángel Di María.
O treinador Bruno Lage comparou esta situação a perder «o seu Lionel Messi e o guarda-costas omnipresente», referindo-se à proteção que o polivalente Aursnes tem dado ao internacional argentino desde que o técnico regressou ao banco do Benfica. Além da luta pela liderança da Liga, o Benfica parece querer dar luta ao Sporting também no «campeonato das lesões», ainda que essa desvantagem seja bem superior à da tabela de pontos.
A oportunidade de Leandro Santos
No entanto, estas baixas também abrem oportunidades para alguns jovens da academia do Benfica. Na antevisão do jogo com o Santa Clara, Lage antecipou a titularidade de Leandro Santos, um lateral direito de 19 anos que não é dos nomes mais conceituados do Campus do Seixal, mas que pode seguir o exemplo de outros jovens que superaram as expectativas em momentos assim.
O momento de Leandro Barreiro
Mas a grande oportunidade surge para outro Leandro: Barreiro. O internacional luxemburguês, de 25 anos, chegou à Luz sem grande alarido, contratado a custo zero ao Mainz. Apesar da sua qualidade, Barreiro tinha pouco crédito para entrar de rompante nas primeiras opções do Benfica, devido ao seu perfil mais de «operário» do que de criativo. No entanto, a sua resposta nos últimos jogos tem sido muito positiva. Agora, com Lage privado de Manu, Renato Sanches e Aursnes, Leandro Barreiro pode ter o seu momento de afirmação.
Assim, as lesões no Benfica, se por um lado são um problema, por outro abrem a porta para a afirmação de jovens talentos da formação encarnada, como Leandro Santos e Leandro Barreiro.