A queda de Portugal no ranking da UEFA significa que a distância para o 6.º lugar, que dá acesso a três vagas diretas na Liga dos Campeões, aumentou. Após a 4.ª jornada das competições europeias, Portugal caiu para o 5.º melhor país do ano no ranking, sendo ultrapassado pela Alemanha.
A vitória do Benfica sobre o Mónaco na Liga dos Campeões rendeu dois pontos para o ranking português, aos quais se somou um ponto do empate do FC Porto com a Roma na Liga Europa. No entanto, a goleada sofrida pelo Sporting em casa frente ao Borussia Dortmund, também na Champions, fez com que a semana europeia das equipas lusas apenas valesse 0,6 pontos no total.
Enquanto isso, os Países Baixos conseguiram somar 1,334 pontos, passando de 63,816 para 65,150 pontos no ranking. Com esta evolução, a distância para Portugal aumentou para 3,784 pontos, sendo que em dezembro a diferença era de apenas 2,200 pontos.
A Alemanha, por sua vez, ultrapassou Portugal no ranking anual, passando de 14,671 para 15,421 pontos, graças às vitórias do Borussia Dortmund sobre o Sporting e do Bayern de Munique sobre o Celtic na Liga dos Campeões, bem como do Heidenheim na Conference League.
Durante grande parte da fase de grupos, Portugal esteve nos dois primeiros lugares do ranking anual, o que garantiria uma vaga adicional na Liga dos Campeões em 2025/26. No entanto, essa posição foi perdida nas últimas jornadas.