Em recente entrevista, o treinador português Jorge Jesus, técnico do Al Hilal da Arábia Saudita, voltou a fazer duras críticas ao futebol português, considerando a liga saudita muito superior.
De acordo com Jesus, dos jogadores do Benfica apenas o argentino Di María teria lugar na sua equipa, apesar de Marcos Leonardo, ex-águia, ser titular indiscutível no seu ataque. O técnico português justificou as suas palavras afirmando que "se no país tens grandes jogadores como é que podes dizer que o nível de Portugal é melhor do que na liga saudita, não há comparação possível".
Perda de qualidade no futebol português
Jorge Jesus considera que as grandes equipas portuguesas, como Benfica, Sporting e FC Porto, perderam qualidade ao longo dos anos. O treinador afirmou que as suas equipas no Benfica tinham jogadores de "muito melhor nível", dando como exemplo que "o FC Porto tinha uma super equipa, o Sporting naquele tempo não tanto, mas eram jogadores com outra qualidade".
Jesus atribuiu esta perda de qualidade no futebol português a questões financeiras, explicando que "Portugal já não consegue contratar os melhores jogadores a preços baixos como antes, pois outros países também passaram a procurar talentos no Brasil, Argentina e outras partes do mundo". O técnico do Al Hilal considerou que "aparece uma surpresa de vez em quando, o Gyokeres, por exemplo, este ano. No Benfica voltou o Di María. Quem jogava aqui? Principalmente jogadores do Benfica, se calhar só jogava o Di María".
Intensidade de jogo na Arábia Saudita
Ao abordar a questão da intensidade de jogo na Arábia Saudita, Jorge Jesus explicou que esta depende da "qualidade dos jogadores e dos relvados, e não da própria liga". O técnico português considerou que "se no país tens grandes jogadores como é que podes dizer que o nível de Portugal é melhor do que na liga saudita, não há comparação possível".
As polémicas declarações de Jorge Jesus sobre o futebol português vêm na sequência de outras críticas que o treinador tem feito ao longo da sua passagem pela Arábia Saudita, onde tem conseguido assinaláveis sucessos à frente do Al Hilal.