É raro termos segundas oportunidades na vida, mas os Philadelphia Eagles receberam uma ao encontrarem os Kansas City Chiefs pela segunda vez, no espaço de três anos, na 59.ª edição do Super Bowl.
O desfecho da 57ª edição do Super Bowl viu os Kansas City Chiefs levantarem o troféu Lombardi depois de uma vitória com o resultado final de 38-35 naquele que seria o terceiro Super Bowl com mais pontos marcados na história da competição. Por outro lado, é igualmente raro, ou devo mesmo dizer inédito, aquilo que podemos ver do lado dos Kansas City Chiefs, que é uma oportunidade real de ganharem o terceiro Super Bowl consecutivo: depois da conquista diante dos Eagles em 2022, os Chiefs venceram os San Francisco 49ers no ano seguinte, na realização da 58ª edição do Super Bowl.
Feitos históricos em risco
Na história da NFL, tivemos até agora oito cenários onde uma equipa teve a oportunidade de ganhar três Super Bowl consecutivos, mas todas essas equipas acabaram por falhar. Os Patriots, Broncos, Cowboys, 49ers e Steelers em duas ocasiões diferentes, bem como os Dolphins e Packers, não conseguiram concretizar essa façanha.
Esta temporada diz-nos que os Kansas City Chiefs têm sido uma equipa que tem ganho os jogos utilizando acima de tudo o intelecto e capacidade de adaptar os planos de jogo aos adversários, sempre de forma pensada e estratégica. Por outro lado, os Philadelphia Eagles têm sido uma equipa que depois da sua semana de descanso, na quinta semana da temporada, encontrou uma forma de ganhar jogos que foi levar constantemente os seus adversários a sofrerem uma morte lenta, ao longo de quatro quartos de futebol americano, mantiveram sempre o jogo próximo a nível de resultado e, em particular nos instantes finais da partida, aplicavam o golpe final e ganhavam.
Confrontos-chave a acompanhar
Temos muitos duelos que podemos destacar, mas vou mencionar os cinco que para mim podem decidir o rumo deste jogo, quer pelo que acontece dentro do relvado, quer por aquilo que são as expectativas inerentes ao jogo. O confronto entre os treinadores Andy Reid e Vic Fangio, a batalha na linha defensiva entre Jalen Carter e Joe Thuney, o duelo entre Travis Kelce e Zach Baun, o desafio de Steve Spagnoulo em parar Jalen Hurts e Saquon Barkley, e o legado que Patrick Mahomes tem a oportunidade de escrever, serão os principais focos de atenção neste Super Bowl.
Histórico de domínio em risco
Depois da conquista diante dos Eagles em 2022, os Chiefs venceram os San Francisco 49ers no ano seguinte, na realização da 58ª edição do Super Bowl. Caso consigam vencer novamente os Eagles, os Chiefs escreverão uma página histórica, ao conseguirem o terceiro título consecutivo, algo nunca antes alcançado.