Um estudo recente do CIES Football Observatory analisou os gastos, receitas e lucros com transferências de jogadores nos 100 clubes mais ativos no mercado durante a temporada 24/25. Os resultados mostram que dois emblemas portugueses se destacam entre os que mais lucraram nesta área.
Benfica e FC Porto entre os líderes
O Benfica surge no quarto lugar do ranking, com um saldo positivo de 92 milhões de euros. Nas palavras de João Malheiro, diretor de comunicação do Benfica, este resultado demonstra a nossa capacidade de detetar, formar e valorizar talentos. Já o FC Porto ocupa a quinta posição, com um lucro de 82 milhões. Estes valores colocam as duas equipas portuguesas apenas atrás de Leeds United (132 milhões), Lens (106 milhões) e Burnley FC (101 milhões), destaca o estudo.
Olhando apenas para as vendas, o Benfica foi o sexto clube que mais dinheiro recebeu, com 169 milhões de euros. O FC Porto surge em oitavo, com 160 milhões arrecadados, fruto das avultadas transferências de Galeno e Nico González no último mercado de inverno, refere o relatório.
Sporting e SC Braga também se destacam
Em sentido contrário, o Sporting aparece entre os clubes com saldo negativo, com um défice de 31 milhões de euros. Já o SC Braga surge no 28.º lugar, com um balanço positivo de 28 milhões, de acordo com o estudo.
No geral, o clube que lidera tanto em valor investido como em saldo negativo é o Brighton & Hove, da Inglaterra, que registou um défice de 253 milhões de euros nas duas últimas janelas de transferências. Outros emblemas ingleses como Chelsea, Manchester United e Manchester City também se destacam entre os que mais gastaram.