Portugal volta ao segundo lugar do ranking da UEFA
Após uma breve perda do segundo lugar no ranking da UEFA da época 2024/25 para a Itália, Portugal recuperou essa posição esta semana graças às boas exibições dos seus clubes nas competições europeias. Com vitórias do Benfica na Liga dos Campeões e do Sp. Braga na Liga Europa, bem como empates do FC Porto e do Vitória, a seleção portuguesa somou mais 1.275 pontos para o seu coeficiente, reforçando a sua posição no segundo lugar do ranking, apenas atrás da Inglaterra.
Aproximação aos Países Baixos
Além de manter o segundo lugar, a boa semana europeia dos clubes portugueses permitiu uma nova aproximação a outra seleção, os Países Baixos, que ocupam o sexto lugar do ranking da UEFA. «Portugal arrecadou, esta semana, mais 1.275 pontos para o ranking UEFA, que é feito, como se sabe, a cinco anos», explicou o texto.
Apesar da Itália também ter tido uma boa semana, com quatro vitórias, três empates e uma derrota, Portugal conseguiu aumentar ligeiramente a sua vantagem sobre os italianos na luta pela vaga extra na Liga dos Campeões da próxima época.
Contributos dos clubes portugueses
O texto destaca a contribuição individual dos clubes portugueses para o ranking da UEFA. O Vitória de Guimarães é apontado como o clube que mais pontos somou esta época, com 13.375 pontos, seguido do Sporting com 13 pontos, do Benfica com 12, do Sp. Braga com 10 e do FC Porto com 4.
Além disso, é referido que o Sporting e o Benfica já garantiram 6 pontos de bónus para o ranking, por ficarem entre os lugares 25 e 36 na fase de grupos da Liga Europa e Liga Conferência, respetivamente.
Recuperação do 6.º lugar aos Países Baixos
Com este desempenho, Portugal diminuiu a distância para os Países Baixos no ranking da UEFA, estando agora a apenas 2.742 pontos do sexto lugar ocupado pela seleção neerlandesa. «Na perseguição ao 6.º lugar do ranking UEFA, Portugal tem agora 56.491 pontos no ranking a cinco anos, estando a 2.742 pontos dos Países Baixos, que somam 59.233 pontos», pode ler-se no texto.
É importante referir que, enquanto Portugal mantém os seus cinco clubes em competição europeia, os Países Baixos já só têm cinco de seis clubes.