O Benfica atravessa um período menos estável, apesar da recente goleada sobre o FC Porto por 4-1. Rapidamente se identificam possíveis problemas no corredor direito da defesa, que poderão ficar ainda mais evidentes na próxima janela de transferências.
Embora a principal escolha de Bruno Lage (e até de Roger Schmidt no passado) recaia sobre Alexander Bah, do lado direito, o substituto mais direto poderá estar de saída no inverno. Issa Kaboré não conseguiu impor-se quando teve oportunidades, e o regresso ao Manchester City poderá colocar termo ao contrato de empréstimo bem antes do previsto.
Corredor Direito Defensivo do Benfica: Um Problema Antigo
O corredor direito defensivo do Benfica começou a dar mais problemas nos últimos tempos, contrariamente ao lado esquerdo, que parece agora ser o mais estável, sobretudo com a luta 'renhida' entre Álvaro Carreras e Jan-Niklas Beste pela posição.
Nas últimas dez épocas, o Benfica teve diversos jogadores nesta posição, com nomes de sucesso como Nelson Semedo, André Almeida, Tomás Tavares, Gilberto e Diogo Gonçalves, mas também participações mais discretas de Pedro Pereira, Douglas, Sébastien Corchia, Tyronne Ebuehi, João Ferreira e Diogo Spencer.
A Versatilidade de Fredrik Aursnes
Mais recentemente, surgiu um outro nome que fez as delícias dos adeptos nessa posição (que não era a sua de origem) e noutras tantas - o 'polvo' Fredrik Aursnes. O médio norueguês chegou a ser um 'bombeiro' para Roger Schmidt na última época, ao colmatar a ausência de Alexander Bah, por força de lesões que foram surgindo durante a temporada.
Agora, com a possível saída de Issa Kaboré, o Benfica terá de encontrar uma solução para o lado direito da defesa, podendo Aursnes ser uma alternativa, ou então apostar em jogadores mais jovens como Leandro Santos.
Olhos Postos no Futuro
Leandro Santos, lateral de 19 anos, chegou a estar na lista de convocados de Bruno Lage para o duelo frente ao Bayern Munique, na Liga dos Campeões, o que poderá ter sido um ponto de partida para deixar os bês e vir a ter uma oportunidade na equipa principal.
Mesmo com Aursnes no plantel, o Benfica parece ter razões para começar a 'tremer' à direita, já depois de resolvidos os problemas à esquerda. A próxima janela de transferências será crucial para definir o futuro do corredor defensivo direito da equipa.