A derrota do FC Porto em período de compensação frente à Lazio provocou uma sensação de injustiça no seio do grupo de trabalho, mas Vítor Bruno, apesar da agonia resultante do segundo desaire na Liga Europa, não perdeu muito tempo a carpir mágoas e decidiu elevar o moral das tropas, logo após o final da partida do Estádio Olímpico de Roma, algo que prosseguiu no treino que os azuis e brancos ainda realizaram em solo transalpino, antes de voarem rumo à cidade Invicta.
O FC Porto voltou a sofrer golos após cinco encontros em que manteve a baliza a zeros e evidenciou erros que custaram novamente pontos na Liga Europa, tal como já havia sucedido no Estádio do Dragão, frente ao Manchester United, igualmente no período de compensação. O treinador do FC Porto fala em «dores de crescimento de uma equipa muito jovem», mas também tem a consciência de que é necessário evoluir em plena competição, já que o tempo para aprimorar as lacunas é escasso, na medida em que os compromissos oficiais têm sido praticamente de três em três dias nas últimas semanas.
Vítor Bruno pede mais foco e maturidade aos jogadores
«Temos que crescer em cima de erros. Rapidamente temos que dar passos em frente, porque não podemos continuar a perder pontos desta forma. Nós queremos sempre ganhar, mas há momentos em que não podemos ter a equipa demasiado partida», afirmou Vítor Bruno, que não se coibiu de apontar o dedo aos jogadores e pedir-lhes mais matreirice e foco nos momentos decisivos dos encontros.
O técnico portista lamenta os erros cometidos, «curiosamente ambos no período de descontos das duas partes», que «não podem acontecer em alta competição» e que os jogadores já foram «várias vezes alertados para essa situação». Aliás, uma das pechas evidenciadas desde o início da temporada pelo dragão de Vítor Bruno prende-se também pela forma «macia» como ataca as bolas paradas defensivas e isso tem custado golos e pontos ao FC Porto.
Estrutura do clube procura levantar a moral da equipa
Passada ao detalhe a exibição portista diante da Lazio, Vítor Bruno canalizou de imediato as energias dos seus jogadores para o importante compromisso que se avizinha, na Luz, diante do rival Benfica. A estrutura da equipa profissional do FC Porto, composta por Andoni Zubizarreta, Jorge Costa e o próprio presidente André Villas-Boas também procuraram nas últimas horas elevar os níveis de confiança da equipa, que sofreu um forte abalo emocional no jogo com a Lazio, marcado também por algumas decisões controversas do árbitro búlgaro Georgi Kabakov, em claro prejuízo dos azuis e brancos.
FC Porto quer vencer clássico da Luz
Para dar a volta por cima, o FC Porto, que terá menos 24 horas de descanso do que o Benfica no clássico da Luz, já que o jogo da Champions com o Bayern realizou-se na quarta-feira, está empenhado em conquistar os três pontos num palco onde tem sido particularmente feliz no somatório dos últimos anos. Vítor Bruno quer um FC Porto de «alto calibre» diante dos encarnados, por forma a continuar a meter pressão no líder Sporting, que se deslocará a Braga.