Elogios a rodos
Claudio Lotito, presidente do Lazio, assumiu estar «rendido» ao lateral português, enquanto Marco Baroni - treinador dos romanos - apontou para o «potencial» de Nuno Tavares e explicou: «Não é por acaso que foi jogador do Arsenal.»
Em oito jogos, o internacional sub-21 luso anotou oito assistências e tornou-se o rei das assistências em Itália, sendo ainda o jogador com mais assistências nas big five, à frente de Lamine Yamal e Bukayo Saka (sete assistências). Uma entrada explosiva de Nuno Tavares em Roma e com apenas um senão: o vermelho na jornada 10 da Serie A. Independentemente disso, o «FrecciaNuno» - «jovem introvertido» e de «passada elegante» - está em grande na Itália e promete ser uma dor de cabeça para a defensiva azul e branca no próximo duelo da Liga Europa.
Um «hidden gem» para os adeptos da Lazio
Aos 24 anos, o lateral português está a realizar o melhor arranque da carreira até ao momento. Os números assim o dizem, mas o impacto vai muito além disso, sendo que, para Steven Moore, fundador do The Laziali, «tem sido uma das principais surpresas do futebol italiano».
«Nós já tivemos alguns nomes de sucesso que vieram da Premier League - Lucas Leiva e Luis Alberto por exemplo - e a verdade é que voltamos a sentir que encontramos um hidden gem [jóia escondida]. Acho que muito se deve à confiança que o Marco Baroni tem dado ao Nuno e à liberdade que tem dentro de campo. Ele não joga bem como um lateral esquerdo, mas como um jogador de corredor que aparece muitas vezes como um avançado. Parece estar confortável e em casa», introduziu ao nosso portal.
Para além do rendimento «surpreendente», Nuno tornou-se uma bomba de oxigénio para os italianos. Três anos após a saída de Lulić - terminou a carreira em 20-21 -, os romanos parecem finalmente ter encontrado o seu lateral esquerdo de qualidade inegável.
O «FrecciaNuno»
«A sua capacidade de chegar à frente... parece um comboio. Nós, em Itália, chamamos-lhe FrecciaNuno, que vem de Frecciarossa - comboio de alta velocidade, em italiano -, porque é muito rápido e é muito capaz na hora de desiquilibrar defesas a partir do drible. Parece também sentir-se em casa, o que é positivo», apontou Steven Moore.
Do Benfica para a Lazio
Gonçalo Loureiro, central da Académica e ex-colega de Nuno Tavares no Benfica, partilhou alguns traços de personalidade do jogador da Lazio: «Se ele não conhecer, é muito introvertido, muito na dele, muito sério, um mauzão [risos]. Mas a partir do momento em que ganha confiança com a pessoa e consegue criar uma ligação, torna-se um rapaz mais extrovertido».
Gonçalo revelou também que, na formação encarnada, Nuno chegou a jogar a extremo: «Eu acho que jogar a lateral esquerdo é o ideal para ele, pelo facto de poder atuar vindo de trás, fazer overlaps e seguir embalado como ele gosta. Nós costumávamos dizer que ele tinha uma passada muito elegante e larga.»
Comparação com Francisco Moura
Curiosamente, do lado portista, Francisco Moura vive uma experiência muito semelhante, pelos números (quatro assistências em 11 jogos) e rápido entrosamento que conseguiu ter com a equipa.
Potencial para a seleção
Por fim, Gonçalo Loureiro referiu que o ex-colega «tem potencial de seleção», assim como muitos outros jogadores que conheceu na seleção - «Florentino, Jota, Pedro Álvaro, por exemplo» - e destacou as principais qualidades do lateral da Lazio.