A derrota do Benfica em Munique na quarta-feira impediu Portugal de somar pontos importantes no ranking da UEFA, o que permitiu a aproximação de Itália no coeficiente anual. Com as vitórias da Inter e da Atalanta, os italianos somam 8,375 nesta época, contra 8,600 de Portugal (a vitória do Sporting na terça-feira valeu 0,400 pontos). Inglaterra lidera, com 8,857 pontos.
Esta situação é preocupante, uma vez que os dois primeiros países no final da temporada ganham uma vaga extra na Liga dos Campeões 2025/2026, uma inovação que arrancou esta época e que contemplou, na edição atual da Champions, Itália e Alemanha. Desta forma, Portugal corre o risco de perder essa vaga adicional, que é crucial para os clubes portugueses.
Aproximação aos Países Baixos no ranking a cinco anos
Já no ranking a cinco anos, que define as vagas nas provas europeias (neste caso, para 2026/2027), a quarta jornada da Champions permitiu ligeira aproximação de Portugal aos Países Baixos, que ocupam o 6.º lugar (vale três equipas na Champions, duas diretas e uma nas pré-eliminatórias; o 7.º, que Portugal ocupa atualmente, confere apenas duas vagas, uma na fase de liga e outra na terceira pré-eliminatória).
«Na verdade, os clubes lusos e neerlandeses tiveram resultados idênticos: Sporting e PSV venceram na terça-feira, Benfica e Feyenoord perderam na quarta. Mas como os Países Baixos começaram a época com seis clubes nas provas da UEFA, cada vitória (2 pontos) vale apenas 0,333 pontos para o ranking (após ser dividida por seis). No caso português, com cinco clubes, um triunfo acrescenta 0,400 pontos ao coeficiente. Ou seja, nestes dois dias Portugal recuperou mais 0,067 pontos aos neerlandeses, ficando agora a 3,117 pontos de distância do desejado 6.º lugar», explicou uma fonte.
Jogos desta quinta-feira podem ser decisivos
O FC Porto, o SC Braga e o V. Guimarães podem contribuir esta quinta-feira para encurtar ainda mais a diferença para os Países Baixos no ranking a cinco anos.