Foi a novembro de 2021 que se datou o último encontro entre Bayern Munique e Benfica. Nesse encontro, a contar para a agora extinta fase de grupos da Liga dos Campeões, os bávaros venceram os encarnados por 5-2. Enquanto a formação germânica ainda mantém dois dos marcadores desse duelo, o Benfica já não tem ligação com nenhum.
Dos 23 jogadores que Jorge Jesus colocou nessa ficha de jogo, apenas um permanece de forma ativa no plantel atual do emblema da Luz: o capitão Grimaldo. «Três anos depois, resta o capitão», reflete o artigo, que analisa o que é feito dos restantes jogadores que integraram a convocatória das águias nessa visita a Munique.
Dos 22 jogadores que acompanharam Grimaldo nesse desafio, apenas 7 continuam a jogar futebol profissional: Otamendi, Weigl, Everton, Rafa Silva, Gilberto, Vertonghen e Yaremchuk. Quatro deles - Otamendi, Weigl, Vertonghen e Yaremchuk - ainda vestem a camisola do Benfica.
Dos restantes 15 jogadores, alguns como Everton e Rafa Silva encontraram novo rumo no futebol português, enquanto outros como Seferovic e Pizzi se despediram do futebol ativo. Já Gilberto rumou ao futebol brasileiro e Nunez tornou-se a maior venda de sempre do Benfica ao rumar ao Liverpool.
Três anos depois, a única certeza que permanece é a presença do capitão Grimaldo no plantel do Benfica. Uma realidade que contrasta com a turbulência vivida no seio do plantel encarnado desde esse fatídico jogo em Munique.