A maldição dos emblemas portugueses em Munique

  1. Só o FC Porto conseguiu derrotar o Bayern Munique em casa, por duas vezes
  2. O Benfica é a equipa portuguesa que mais vezes se defrontou com o Bayern, com 12 jogos
  3. O FC Porto é a segunda equipa que mais vezes enfrentou o Bayern, com 7 jogos

A Allianz Arena e o Olympiastadion são palcos imponentes, não só pela sua infraestrutura, mas também pelos resultados que guardam contra equipas portuguesas. O Benfica regressa a Munique, três anos depois do último infortúnio, e o zerozero relembrou o passado português de memória pesada na cidade alemã.

Bayern Munique sempre dominante em casa


Ao todo, foram 30 jogos entre o Bayern Munique e emblemas lusos, 14 deles em solo alemão. Dessa contabilidade, apenas por duas ocasiões houve empates a notar - afinal, nunca uma equipa portuguesa venceu em casa do Bayern Munique.

«O primeiro empate aconteceu em outubro de 2006, quando o Sporting garantiu um ponto na fase de grupos da Liga dos Campeões, num jogo sem golos. Para encontrar outro resultado menos negativo, é preciso recuar até 1991, quando o FC Porto empatou 1-1 no Olympiastadion, nos quartos-de-final da Taça dos Campeões Europeus, antes de perder por 0-2 na segunda mão.»

FC Porto a única exceção


Na história entre equipas portuguesas e Bayern Munique, só o FC Porto conseguiu derrotar os bávaros, por duas vezes - na final de Viena em 1987 e nos quartos-de-final da Liga dos Campeões em 2015, no Estádio do Dragão. «A maldição foi quebrada só e apenas pelos dragões. De resto, a sorte em pouco ou nada sorriu aos restantes representantes lusos que tiveram de se bater contra o gigante alemão.»

O Benfica é a equipa portuguesa que mais vezes se defrontou com o Bayern Munique, num total de 12 jogos, com três empates todos no Estádio da Luz. Nos restantes duelos em Munique, o emblema alemão venceu com larga vantagem, como no último encontro, em novembro de 2021, quando ganhou por 5-2.

Outros emblemas lusos sem sorte


O FC Porto surge como a segunda formação lusa que mais vezes enfrentou o Bayern, sete no total. Os dragões são mesmo a equipa portuguesa que mais equilibra as contas, com duas vitórias e dois empates.

O Sporting aparece em terceiro lugar, com quatro duelos disputados, nunca tendo vencido, mas empatando uma vez em Munique. A pior derrota dos leões foi em 2009, quando perderam por 7-1 na Allianz Arena.

Outras equipas portuguesas também tiveram de se bater contra o gigante alemão, como o Vitória FC, o Boavista, o Belenenses e o SC Braga, com resultados sempre desfavoráveis.

«Munique é um pesadelo para as equipas portuguesas. O Bayern e um adversário bem duro de roer. Três anos depois, o Benfica regressa à Allianz Arena e quer contrariar a história.»

Benfica vence Estoril por 3-0 com arbitragem competente

  1. Benfica venceu Estoril por 3-0 na 25ª jornada da Liga Bwin
  2. Árbitro António Nobre teve atuação globalmente competente
  3. Momento-chave foi anulação de penálti assinalado a favor do Estoril após intervenção do VAR
  4. Árbitros assistentes tiveram bom posicionamento em lances decisivos
  5. Árbitro manteve critério disciplinar uniforme durante o jogo

Fabrício em destaque na derrota do Estoril frente ao Benfica

  1. Fabrício esteve irrequieto na ala esquerda e criou várias oportunidades de perigo para o Estoril
  2. O Benfica venceu por 3-0 com golos de Amdouni (2) e Akturkoglu
  3. O árbitro marcou penálti a favor do Estoril, mas a decisão foi revertida após consulta ao VAR
  4. Pedro Álvaro e João Carvalho tiveram exibições contrastantes pelo Benfica

Rui Borges rejeita rumores sobre saída do Vitória de Guimarães

  1. Rui Borges tem contrato com o Vitória de Guimarães até 2026
  2. Rui Borges diz que a sua prioridade é o Vitória de Guimarães e que não falou com o seu representante sobre uma possível saída
  3. Rui Borges afirma que a sua equipa dominou o jogo frente ao Nacional mas faltou-lhe eficácia na finalização
  4. Rui Borges rejeita a ideia de que a equipa foi penalizada pela passividade da defesa