Portugal reduz diferença no ranking da UEFA após vitórias europeias

  1. Sporting, FC Porto e Vitória de Guimarães venceram jogos europeus esta semana
  2. Portugal perdeu a liderança do ranking da UEFA para a Inglaterra
  3. Os Países Baixos aproximaram-se de Portugal no ranking da UEFA

As vitórias surpreendentes de Sporting, FC Porto e Vitória de Guimarães nas competições europeias esta semana permitiram a Portugal uma ligeira aproximação aos Países Baixos no ranking da UEFA, mas não foram suficientes para evitar a perda da liderança portuguesa para a Inglaterra.

Apesar de Portugal ainda contar com cinco clubes nas competições europeias para a temporada 2024/25, a semana ficou também marcada pelas derrotas do Benfica na Liga dos Campeões e do Sporting de Braga na Liga Europa.

Três vitórias e seis pontos importantes para o ranking


As três vitórias portuguesas esta semana (duas na Liga dos Campeões e uma na Liga Conferência) renderam seis pontos importantes para o ranking da UEFA, já que cada vitória vale dois pontos. Estes seis pontos, divididos pelos cinco clubes portugueses, permitiram a Portugal somar mais 1.200 pontos no ranking.

«Portugal, que ainda conta com os seus cinco clubes nas competições europeias em 2024/25, teve três vitórias esta semana, além de duas derrotas (as de Benfica na Champions e Sp. Braga na Liga Europa). Foram somados, portanto, mais seis pontos para efeitos de ranking (cada vitória vale dois pontos) e estes seis pontos, a dividir pelos cinco clubes que Portugal, permitiram ao país somar mais 1.200 pontos para o ranking UEFA nesta semana europeia.»

Países Baixos aproximam-se, Inglaterra ultrapassa Portugal


Já os Países Baixos, com as vitórias do Feyenoord e do Ajax e o empate do PSV Eindhoven, somaram cinco pontos para o ranking, que divididos pelos seis clubes neerlandeses representaram um aumento de 0.833 pontos.

«Portugal conseguiu, por isso, uma ligeira aproximação nestes três dias, que podia ter sido maior, sobretudo tendo em conta que houve duelo direto no Benfica-Feyenoord (1-3). A nação lusa, 7.ª no ranking UEFA, feito a cinco anos – desde 2020/21, tem agora um coeficiente de 54.216 pontos, para 57.400 dos Países Baixos.»

Apesar desta aproximação, Portugal perdeu a liderança do ranking desta época para a Inglaterra, que já acumulou 8.571 pontos, mais 0.371 que Portugal, que é agora o 2.º classificado com 8.200 pontos.

Garantia de vaga extra na Liga dos Campeões


Os países que terminarem nos dois primeiros lugares do ranking desta época garantem, para 2025/26, uma vaga adicional na fase de liga da Liga dos Campeões, tal como já aconteceu para esta temporada (casos de Itália e Alemanha).

Portugal já garantiu até agora, em 2024/25, um coeficiente de 8.200 para o ranking da UEFA, fruto do total de 41 pontos obtidos por todos os clubes lusos em ação (pontos estes divididos pelos cinco clubes portugueses esta época).

Pontuação dos clubes portugueses


O Sporting já garantiu 11 pontos e o Benfica dez. Além disso, Sporting e Benfica irão somar, no pior cenário, mais seis pontos cada para efeitos de ranking, pela participação na fase de liga da Liga dos Campeões.

«O V. Guimarães também já somou dez pontos até agora em 2024/25, fruto das oito vitórias na Liga Conferência (dois pontos por cada vitória na fase de liga e um ponto por cada uma das seis vitórias na qualificação). O Sp. Braga contribuiu, para já, com sete pontos, fruto de quatro vitórias (um ponto por vitória) e dois empates (0,5 pontos por empate) na qualificação da Liga Europa e de uma vitória na fase de liga (dois pontos). O FC Porto, que teve entrada direta na fase de liga da Liga Europa, já amealhou três pontos para efeitos de ranking: dois com a vitória ante o Hoffenheim e um pelo empate com o Manchester United.»

Abel Ferreira fica no Palmeiras até 2025

  1. Abel Ferreira garantiu a continuidade no Palmeiras em 2025
  2. Conquistou 2 Brasileiros, 2 Libertadores, 1 Supertaça, 1 Taça e 1 Supertaça Sul-Americana desde 2020
  3. Contrato termina em dezembro de 2025
  4. Tem sido apontado como possível sucessor de João Pinto no Sporting

Nacional e Vitória de Guimarães procuram regressar aos triunfos

  1. Vitória de Guimarães recupera de desvantagem de 2-0 contra o Rio Ave
  2. Nacional perdeu para o Benfica por 2-0
  3. Tiago Margarido: «Não olhamos para a questão pontual, mas, neste momento, se acabasse o campeonato, o Nacional manter-se-ia na I Liga para a próxima época»
  4. Rui Borges: «Espero que a nossa equipa esteja pronta e capaz de fazer aquilo que tem feito, ou seja, ser intensa, a mandar no jogo e a criar situações de finalização»

Gil Vicente trava o Sporting em Barcelos

  1. O Gil Vicente travou o Sporting em Barcelos
  2. O técnico Bruno Pinheiro considerou a igualdade justa e a baliza inviolada determinante
  3. O médio Gbane destacou o trabalho coletivo da equipa do Gil Vicente
  4. A marcação de Gbane a Gyökeres foi fundamental para manter a baliza a zeros

Carlos Carvalhal elogia resposta da sua equipa na vitória do Sp. Braga sobre o Santa Clara

  1. O Sp. Braga subiu ao 4.º lugar da Liga, com 29 pontos, a apenas 3 do 3.º classificado, o Sporting
  2. O Santa Clara mantém-se no 10.º lugar, com 18 pontos
  3. O treinador do Sp. Braga, Carlos Carvalhal, elogiou a resposta da sua equipa após a vitória por 2-0 sobre o Santa Clara
  4. Carvalhal considerou que a expulsão do jogador do Santa Clara, aos 22 minutos, foi um fator importante para a vitória da sua equipa

Otamendi regressa de viagem à Argentina e treina no Seixal

  1. Nicolás Otamendi, capitão do Benfica, treinou-se no centro de treinos do Seixal
  2. Otamendi esteve na Argentina para celebrar o 15.º aniversário da sua filha
  3. Bruno Lage revelou que Otamendi deveria estar a aterrar em Madrid naquele momento
  4. Lage não revelou se Otamendi será substituído por António Silva no jogo com o Estoril

Mathieu e Fernandes, uma dupla letal nos livres diretos

  1. Fernandes e Mathieu marcaram 10 golos de livre direto juntos no Sporting
  2. Mathieu era um dos melhores batedores de livres com quem Fernandes jogou
  3. Mathieu não tinha rotina para bater livres, era tudo talento
  4. Mathieu dizia a Fernandes 'tanto me faz' quando este lhe perguntava se estava confiante