Rui Costa prepara mudanças na estrutura da SAD do Benfica

  1. Luís Mendes, braço-direito de Rui Costa, deixou o clube
  2. Lourenço Pereira Coelho deixa a Comissão Executiva, mas mantém-se no Benfica focado no futebol
  3. Rita Sampaio Nunes, do Conselho de Administração, também deixa a estrutura do Benfica
  4. Nuno Catarino, da McKinsey, será o novo administrador financeiro do Benfica

Enquanto procura reforços para a equipa e um novo treinador para suceder a Roger Schmidt, Rui Costa, presidente do Benfica, está também a preparar uma reestruturação na Sociedade Anónima Desportiva (SAD) encarnada, com diversas alterações na liderança.

Após a saída recente de Luís Mendes, responsável pela área financeira, agora também Lourenço Pereira Coelho vai deixar a Comissão Executiva, e Rita Sampaio Nunes, membro do Conselho de Administração (CA) e presidente da Comissão de Controlo Interno e Partes Relacionadas, é outra baixa na estrutura do Benfica, segundo apurou o jornal O JOGO.

Saída de membros da estrutura

Segundo o que foi apurado, Rita Sampaio Nunes, que havia previsto sair há mais de um mês, foi solicitada por Rui Costa para permanecer por mais algum tempo, de forma a completar o plano de reformulação da SAD. A dirigente já assumiu a sua saída do Benfica na sua conta do LinkedIn, onde indica que a sua passagem pela SAD ocorreu entre janeiro de 2022 e agosto de 2024.

Já Lourenço Pereira Coelho deixa a Comissão Executiva, mas mantém-se no Benfica, focando-se agora apenas na área do futebol. «O dirigente focar-se-á assim apenas na pasta do futebol e sinal dessa maior atenção e proximidade ao departamento é o facto de já se ter sentado no banco de suplentes nos jogos, como sucedeu em Moreira de Cónegos, ante o Moreirense, acompanhando assim a equipa de outra forma, como já fez no passado», refere o artigo.

Nova composição da Comissão Executiva

A saída de Luís Mendes, que era o braço-direito de Rui Costa, será colmatada por Nuno Catarino, que, segundo o jornal, «pela sua experiência e desempenho de funções de topo na empresa McKinsey & Company», já aceitou o convite para assumir o posto de administrador financeiro.

Além de Nuno Catarino, a nova Comissão Executiva deverá integrar José Gandarez, atual vice-presidente suplente do clube, que passará também para o Conselho de Administração. «Na nova composição, José Gandarez deverá entrar mesmo na Comissão Executiva, sendo acompanhado por Jaime Antunes, Manuel de Brito e o já referido Nuno Catarino, além do presidente Rui Costa», refere o artigo.

Reestruturação dependente de aprovação

De acordo com a informação recolhida, a reestruturação na SAD do Benfica, «pensada para esta altura e dependente de aprovação em sede de Assembleia Geral de acionistas», deverá ser anunciada nas próximas horas.

Sporting aberto a sócio minoritário para alavancar projeto

  1. Vice-presidente do Sporting, André Bernardo, confirma abertura a sócio minoritário na Sporting SAD
  2. Entrada de investidor minoritário pode alavancar parte executiva e comercial do clube
  3. Economista Miguel Frasquilho defende entrada de investidor com músculo financeiro e competências de gestão
  4. Economista João Duque alerta para perfil e origem do novo acionista minoritário