O presidente da Mesa da Assembleia Geral do Santa Clara, Eduardo Medeiros, anunciou hoje em conferência de imprensa a intenção do clube em mudar de emblema, a fim de criar uma 'identidade própria' para a equipa dos Açores.
Medeiros destacou que vários sócios e simpatizantes têm expressado o seu descontentamento por não se identificarem com o emblema atual do Santa Clara, que apresenta fortes semelhanças com o emblema do Benfica.
De acordo com Medeiros, a mudança de emblema é necessária para evitar confusão e problemas legais relacionados com a semelhança entre os dois símbolos: 'Tem havido uma série de constrangimentos por parte de alguns sócios e simpatizantes em não se reverem no símbolo do Santa Clara. Gera confusão, mesmo em termos do código da propriedade industrial, com o símbolo de outro clube [Benfica]. O Santa Clara tem de ter uma identidade própria'.
O clube abriu um concurso público para a apresentação de propostas de um novo emblema, que será adotado tanto pelo clube como pela Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do Santa Clara. Medeiros enfatizou que é importante que o emblema seja único para ambos, afirmando: 'Não faz sentido haver uma SAD com um emblema e o clube com outro, quando o nome é o mesmo. Inclusivamente, eles sabem da nossa iniciativa e comungam dos mesmos ideais que nós'.
A decisão final sobre o novo emblema será tomada pelos sócios do Santa Clara em Assembleia Geral, após a avaliação das propostas recebidas até 31 de janeiro.