Na última sessão de eliminatórias do 22.º Europeu de Otopeni-2023 em piscina curta, Francisca Martins se classificou para a final dos 400 livres em 8º lugar, com o tempo de 4.07,36m. Na final, ela impressionou ao conquistar o 5º lugar com um tempo sensacional de 4.04,57m, estabelecendo um novo recorde nacional. É importante ressaltar que Francisca não possui afinidade com a natação em piscina curta, o que torna sua conquista ainda mais significativa.
Outro destaque da participação portuguesa no campeonato foi Diogo Ribeiro, que ficou em 7º lugar nos 100 livres e estabeleceu um novo recorde português, com o tempo de 46,61s. Diogo é o único nadador luso a realizar essa marca abaixo dos 47s e conseguiu alcançá-la mesmo após ter enfrentado uma intoxicação alimentar cinco dias antes do Europeu, durante os quais não conseguiu treinar.
A participação de Portugal no Europeu de Otopeni-2023 em piscina curta foi marcada por momentos históricos. Ao todo, a seleção portuguesa conquistou cinco finais, quatro individuais, e estabeleceu 15 recordes nacionais, incluindo os das estafetas.
Em entrevista ao jornal A BOLA, Francisca Martins comentou sua conquista: 'Sabia que era possível bater este recorde ainda este ano. Não gosto de nadar em piscina curta mas tenho tido uma boa evolução. Sobretudo após ter conseguido 4,5m no Meeting do Algarve, sabia que seria um bom objetivo até ao final da época e para os campeonatos'. Ela também destacou o valor da sua conquista ao derrubar o recorde de Portugal nos 400 livres, anteriormente estabelecido por Diana Durães no Europeu de Copenhaga-2017.
Os resultados alcançados por Francisca Martins e Diogo Ribeiro demonstram o talento e a determinação dos nadadores portugueses, que conseguiram superar adversidades e se destacar em nível internacional. Essas conquistas são motivo de orgulho para Portugal e para o clube Foca, ao qual Francisca representa com excelência.