Amor e Lealdade Incondicional: A História do Adepto que Viajou 550 Km para Apoiar o Arouca

  1. Viajou 550 km de Vila Nova de Gaia até Faro para apoiar o Arouca
  2. Recebeu a camisola do jogador que marcou o golo da vitória
  3. Fez a viagem de volta no autocarro da equipa junto dos jogadores
  4. Considera o Arouca como o clube que mais precisa do seu apoio

Até onde vai a lealdade e um amor a um clube? Será que há limites? Francisco Esteves, estudante de gestão hoteleira no Instituto Superior de Administração e Gestão, provou que não existem barreiras quando se trata de apoiar o seu clube do coração.

No passado domingo, dia do seu 23.º aniversário, Esteves abdicou de passar a ocasião com familiares e amigos para viajar sozinho de autocarro cerca de 550 quilómetros, de Vila Nova de Gaia até Faro, para apoiar o emblema arouquense no encontro da 6.ª jornada da Liga.

Uma Viagem Única

Quando saiu o horário [18 horas] do jogo, comprei o bilhete. Os meus pais sabem da minha obsessão pelo Arouca, deixaram-me ir e acabei por receber a melhor prenda possível, refere o jovem em conversa com A BOLA, admitindo que não estava à espera de realizar a viagem de volta no autocarro da equipa junto dos jogadores e restante equipa técnica.

Foi um momento único na vida andar no autocarro do Arouca. Tudo aconteceu por acaso, quando o jogo terminou [com vitória, por 1-0, dos lobos da Serra da Freita], reparei que tinha algum tempo ainda até ir para a estação de autocarros e decidi ficar à beira do autocarro do Arouca e aproveitar para pedir autógrafos e fotografias aos jogadores. Passado algum tempo, um dirigente e o capitão David Simão chegaram perto de mim e ofereceram-me a camisola de jogo do Alfonso Trezza, que marcou o golo da vitória. Já estava super feliz, mas tudo melhorou quando me perguntaram como ia para o Norte. Eu disse que ia para a estação, mas eles esboçaram um sorriso e disseram que a viagem de autocarro seria no da equipa. Fiquei incrédulo, conta o fervoroso adepto.

A Viagem de Volta

Francisco Esteves relata a experiência da viagem de volta: Estava, naturalmente, tímido. Só quando passamos o Rio Tejo, em Lisboa, que comecei a acreditar que aquilo não era um sonho. Todos os jogadores foram simpáticos comigo, meteram conversa, deixaram-me à vontade. Talvez, o que mais me surpreendeu foi o Pablo Gozálbez. Ele não jogou, mas estava de espírito aberto, foi muito acessível e deu para ver que é uma ótima pessoa. O Arouca deixou-me no estádio e, depois, vim até Gaia de boleia com os jogadores. Cheguei à casa depois das 5 da manhã.

O Amor pelo Arouca

Questionado o porquê de não seguir a maioria e optar por um Benfica, FC Porto ou Sporting, Francisco, que também é treinador de futebol na equipa sub-15 no Atlético Club de Gervide, afirma que a diferença também é necessária na modalidade. Quando era pequeno não ligava muito ao futebol. A minha mãe é de Arouca e sempre me transmitiram o sentimento de apoiar o clube da terra. Comecei a ver os jogos e o bichinho foi evoluindo. Passei a ir a todas as jornadas, quer fosse sozinho, quer fosse com os meus pais, que agradeço o esforço. Sinceramente, sinto que o Arouca precisa mais do meu apoio do que um Benfica, Porto ou Sporting. Para esses emblemas, serei apenas mais um. Já vivi e vi o Arouca nos seus tempos mais áureos desportivamente, como também já batemos no fundo. É futebol, podemos ganhar ou perder, mas o amor ao clube é para sempre.

As Melhores e Piores Experiências

Presença assídua nos estádios do futebol português, Francisco Esteves elege o mais bonito, sem contar, claro, com o Municipal de Arouca. O Estádio do Gil Vicente [Cidade de Barcelos] é moderno, bonito e adequado às dimensões do clube. Gosto muito, revela, expressando os maiores desafios para um adepto visitante. Felizmente, nunca passei por uma má experiência, no que diz respeito a conflitos. No entanto, diria que ir um Estádio da Luz, Dragão, ou Alvalade ou a Braga é desconfortável no sentido que, além de já estarmos longe, temos de levar com uma rede enorme de proteção, que retira um pouco da experiência ao adepto. Vês o jogo através de buraquinhos da rede [risos], salienta, reforçando as boas coisas que o futebol proporciona: Nos Açores, um dirigente ficou à conversa comigo depois do apito final. Ofereceu-me lanche e deu-me boleia para o hotel.

Esperança para a Nova Época

No domingo, pelas 18 horas, o Arouca enfrenta uma complicada deslocação ao reduto do FC Porto. Francisco garante que estará na bancada a apoiar, torcendo por um resultado semelhante ao da época passada [1-1]: Espero que sim. Serão 90 minutos e vamos esperar que a bola entre. Vou fazer a minha parte e sei que os jogadores do Arouca também vão fazer a deles, têm capacidade para isso.

Depois de um 7.º lugar alcançado em 2023/24, o jovem faz a análise da equipa orientada por Gonzalo Garcia. Tínhamos um ataque muito interessante, este ano penso que a defesa é o nosso ponto forte. No final da época, aponto ao top-7 do campeonato. É ambicioso, mas na temporada passada, no iníco de dezembro, só tínhamos 9 pontos em 12 jornadas. Esta época, já somámos 6 em seis jogos. É possível, desejou Francisco Esteves.

Paulo Fonseca: a nova metodologia de treino no Milan

  1. Paulo Fonseca é o novo treinador do Milan
  2. O Milan quer aproximar-se do nível dos melhores clubes europeus
  3. Moncada diz que Leão é um jogador totalmente diferente agora
  4. Moncada viu Leão jogar pela primeira vez aos 17 anos no Sporting

Jota Oliveira e Tomás Ribeiro à prova na cozinha

  1. Jota Oliveira e Tomás Ribeiro, jogadores do Vitória de Guimarães, cozinharam um risoto de atum com legumes
  2. Iniciativa decorreu na praça de alimentação do GuimarãeShopping
  3. Tomás Ribeiro: 'Adoro inventar na cozinha e divertir-me'
  4. Jota Oliveira: 'Comer bem não é apenas para os dias de jogo; é um trabalho diário.'

Sporting e Amarante FC defrontam-se na Festa da Taça

  1. Sporting e Amarante FC defrontam-se pela terceira vez na história da Taça de Portugal
  2. O Amarante FC está em 2º lugar na Liga 3 Série A, com mais 7 pontos que o líder
  3. O Sporting é o detentor do troféu da Taça de Portugal desta temporada

Futebol português ganha maior acesso a competições europeias e Liga Bwin

  1. Transmissão semanal de um jogo das principais competições europeias de clubes em sinal aberto a partir de Janeiro de 2025
  2. TVI vai transmitir os jogos em casa do Moreirense a partir da próxima época até 2028
  3. Objetivo é aproximar os adeptos do futebol de elite europeu
  4. Jogos do Moreirense terão maior exposição na TV generalista

Anderlecht restringe acesso de adeptos do FC Porto na Liga Europa

  1. O Anderlecht recebe o FC Porto na próxima quinta-feira, para a Liga Europa
  2. Os dragões têm o lote de bilhetes que lhes foi destinado esgotado há praticamente uma semana
  3. Em fevereiro de 2023, adeptos do Benfica tentaram adquirir ingressos para fora da zona visitante no estádio do Club Brugge
  4. O Anderlecht deteta estas situações através da plataforma em que os bilhetes foram comprados

Gyökeres a caminho de um ano histórico no Sporting

  1. 48 golos anotados em 2024, igualando a 4ª melhor marca de sempre do Sporting
  2. Gyökeres a caminho de superar os 50 e 59 golos de Fernando Peyroteo em 1941 e 1948
  3. Recorde de 68 golos em um ano civil de Peyroteo parece difícil, mas não impossível

Zaydou Youssouf, a grande referência do Famalicão dentro e fora de campo

  1. Zaydou Youssouf, médio do Famalicão, é atualmente uma das grandes figuras do clube minhoto, com uma cotação de 7 milhões de euros
  2. Nas suas primeiras participações pela seleção das Ilhas Comores, Zaydou teve um enorme sucesso, com vitórias sobre a Gâmbia e Madagáscar, garantindo a qualificação imediata para a CAN'2025
  3. Zaydou Youssouf é, sem dúvida, uma das grandes referências do Famalicão, tanto dentro como fora de campo, sendo um elo de ligação entre o clube e a seleção das Ilhas Comores

Amarante sonha com jogo histórico em Alvalade

  1. Amarante sonha com jogo histórico em Alvalade
  2. Diogo Vila, capitão do Amarante: «jogo diferente», «momento memorável» jogar em Alvalade
  3. Amarante vice-líder da Série A do terceiro escalão, com objetivo de manutenção no campeonato
  4. Semana de muito foco e trabalho na preparação do jogo
  5. Sem promessas do presidente do Amarante em caso de eliminação do Sporting