Luta pela permanência na I Liga entra na recta final

  1. Vizela e Chaves praticamente condenados à descida
  2. Portimonense respira melhor na luta pela permanência
  3. Outros clubes ainda na luta pela manutenção
  4. Sporting precisa de 'escorregadela' do Benfica para ser campeão

Um cenário muito incerto


Quando faltam três jornadas para o final da I Liga, muito ainda há a decidir sobre a permanência no principal escalão do futebol nacional. Se há duas equipas praticamente condenadas, outras seis ainda lutam por se afastar dessa zona.

A I Liga está ao rubro não só ao que diz respeito à luta pelo título, mas também no que se refere aos lugares europeus e às contas da... permanência. Se o Sporting precisa de uma 'escorregadela' do Benfica para ser campeão na próxima jornada, há quem também quase precise de uma ajuda quase 'divina' para evitar a descida à II Liga.

Vizela e Chaves praticamente condenados


A vida está muito difícil para Vizela e Desportivo de Chaves, tratando-se de dois clubes que até podem ver confirmadas as respetivas descidas de divisão já na próxima jornada, sendo ainda de realçar que os flavienses, além de defrontarem o FC Porto, ainda encerram o campeonato diante do... Sporting.

«Uma derrota contra os cónegos impede o Vizela de saltar para fora dos últimos três lugares da tabela, uma vez que o máximo que pode alcançar é o lugar de playoff, agora ocupado pelo Portimonense. E se a este desaire se juntarem vitórias de Estrela da Amadora e Boavista, a equipa de Rubén de la Barrera irá mesmo cair para a II Liga», explicou a fonte.

Já o Desportivo de Chaves, «a equipa orientada por Moreno Teixeira tem um percurso complicado até ao final da I Liga, já que defronta FC Porto na próxima ronda e o Sporting no fecho do campeonato. E uma derrota contra os dragões no sábado impede os flavienses de ir além do lugar de playoff. É que o Estrela da Amadora tem 29 pontos, os mesmos que os transmontanos podem alcançar nas últimas duas rondas, mas os homens da Reboleira contam com vantagem na diferença de golos».

Portimonense respira melhor


Dos últimos três clubes na tabela classificativa, o Portimonense é aquele que respira melhor. Os algarvios somam 28 pontos e estão a apenas um do Estrela da Amadora. «Com três jogos ainda pela frente, um deles diante do Sporting, o conjunto liderado por Paulo Sérgio terá de fazer pela vida nas últimas três rondas para evitar o regresso a um escalão onde não está desde a temporada 2016/17.»

Outros ainda na luta


Mas não pense que os clubes fora dos últimos três lugares estão a salvo da despromoção. Do nono lugar para baixo, todos os clubes correm ainda o risco de descer de divisão. Casa Pia e Farense estão a um passo de se livrar da descida. Os dois clubes já evitaram as duas vagas de despromoção direta e caso vençam na próxima jornada evitam mesmo a queda para o segundo escalão do futebol nacional.

De resto, Estoril, Rio Ave, Gil Vicente, Boavista e Estrela da Amadora vão medir forças com algumas das equipas que estão na zona onde ninguém quer estar e qualquer ponto pode ser fundamental rumo à tão desejada manutenção.

Sporting aberto a sócio minoritário para alavancar projeto

  1. Vice-presidente do Sporting, André Bernardo, confirma abertura a sócio minoritário na Sporting SAD
  2. Entrada de investidor minoritário pode alavancar parte executiva e comercial do clube
  3. Economista Miguel Frasquilho defende entrada de investidor com músculo financeiro e competências de gestão
  4. Economista João Duque alerta para perfil e origem do novo acionista minoritário

V. Guimarães lidera na formação de jovens jogadores sub-21 em Portugal

  1. O Vitória de Guimarães lidera a tabela nacional, com o Benfica (12,3%) e o Famalicão (10%) a completarem o pódio
  2. O Vitória de Guimarães utilizou 12 atletas com idade igual ou inferior a 21 anos, num total de 12,6% dos minutos
  3. O Sporting é o clube português que mais atletas nesta faixa etária utilizou, com 23 jogadores
  4. O FC Porto aparece apenas na 11.ª posição do ranking (9 jogadores, 1,8% dos minutos)

Rui Borges, o «transmontano de gema» que enfrenta o FC Porto com o Vitória de Guimarães

  1. Rui Borges é um dos treinadores em ascensão no futebol português
  2. Após uma curta passagem pelo Moreirense, Rui Borges surpreendeu ao liderar o Vitória de Guimarães a um arranque de sonho
  3. Rui Borges tem demonstrado um futebol atrativo e conseguido resultados expressivos, como a vitória sobre o Braga
  4. A mãe de Rui Borges, Cândida Gomes Borges, queria que ele prosseguisse os estudos e não seguisse o futebol
  5. Rui Borges cresceu num ambiente ligado ao futebol, acompanhando o pai, que foi jogador do Tirsense