Luta pela permanência na I Liga entra na recta final

  1. Vizela e Chaves praticamente condenados à descida
  2. Portimonense respira melhor na luta pela permanência
  3. Outros clubes ainda na luta pela manutenção
  4. Sporting precisa de 'escorregadela' do Benfica para ser campeão

Um cenário muito incerto


Quando faltam três jornadas para o final da I Liga, muito ainda há a decidir sobre a permanência no principal escalão do futebol nacional. Se há duas equipas praticamente condenadas, outras seis ainda lutam por se afastar dessa zona.

A I Liga está ao rubro não só ao que diz respeito à luta pelo título, mas também no que se refere aos lugares europeus e às contas da... permanência. Se o Sporting precisa de uma 'escorregadela' do Benfica para ser campeão na próxima jornada, há quem também quase precise de uma ajuda quase 'divina' para evitar a descida à II Liga.

Vizela e Chaves praticamente condenados


A vida está muito difícil para Vizela e Desportivo de Chaves, tratando-se de dois clubes que até podem ver confirmadas as respetivas descidas de divisão já na próxima jornada, sendo ainda de realçar que os flavienses, além de defrontarem o FC Porto, ainda encerram o campeonato diante do... Sporting.

«Uma derrota contra os cónegos impede o Vizela de saltar para fora dos últimos três lugares da tabela, uma vez que o máximo que pode alcançar é o lugar de playoff, agora ocupado pelo Portimonense. E se a este desaire se juntarem vitórias de Estrela da Amadora e Boavista, a equipa de Rubén de la Barrera irá mesmo cair para a II Liga», explicou a fonte.

Já o Desportivo de Chaves, «a equipa orientada por Moreno Teixeira tem um percurso complicado até ao final da I Liga, já que defronta FC Porto na próxima ronda e o Sporting no fecho do campeonato. E uma derrota contra os dragões no sábado impede os flavienses de ir além do lugar de playoff. É que o Estrela da Amadora tem 29 pontos, os mesmos que os transmontanos podem alcançar nas últimas duas rondas, mas os homens da Reboleira contam com vantagem na diferença de golos».

Portimonense respira melhor


Dos últimos três clubes na tabela classificativa, o Portimonense é aquele que respira melhor. Os algarvios somam 28 pontos e estão a apenas um do Estrela da Amadora. «Com três jogos ainda pela frente, um deles diante do Sporting, o conjunto liderado por Paulo Sérgio terá de fazer pela vida nas últimas três rondas para evitar o regresso a um escalão onde não está desde a temporada 2016/17.»

Outros ainda na luta


Mas não pense que os clubes fora dos últimos três lugares estão a salvo da despromoção. Do nono lugar para baixo, todos os clubes correm ainda o risco de descer de divisão. Casa Pia e Farense estão a um passo de se livrar da descida. Os dois clubes já evitaram as duas vagas de despromoção direta e caso vençam na próxima jornada evitam mesmo a queda para o segundo escalão do futebol nacional.

De resto, Estoril, Rio Ave, Gil Vicente, Boavista e Estrela da Amadora vão medir forças com algumas das equipas que estão na zona onde ninguém quer estar e qualquer ponto pode ser fundamental rumo à tão desejada manutenção.

Artur Jorge distinguido pela FPF e Câmara Municipal de Braga

  1. Artur Jorge é campeão do Brasil e vencedor da Taça dos Libertadores com o Botafogo
  2. A homenagem a Artur Jorge vai ter a presença de Fernando Gomes, presidente da FPF, e Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga
  3. Artur Jorge foi condecorado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pelo seu trabalho no comando do Botafogo
  4. A cerimónia de homenagem a Artur Jorge realiza-se no dia 26 de dezembro, às 11 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Braga

Juventude Leonina critica Sporting após empate com Gil Vicente

  1. Uma bancada que deu tudo e uma equipa que não cria ocasiões de golo, apitada por mais um árbitro que decidiu inclinar o campo, em lances onde só no Sporting é possível ver!
  2. Será que vai demorar a ser tomada a decisão que tem de ser tomada, ou o Sporting que não quer ser governado de fora não vê aquilo que toda a gente vê e hoje saiu de Barcelos com mais uma goleada?
  3. Temos um bi campeonato para ganhar, há muitas batalhas até ao fim da guerra!
  4. Um dia Juve Leo, JUVE LEO até morrer!

Otamendi em dúvida para o jogo com o Estoril

  1. Otamendi chegou com vontade de jogar, mas pode ficar no banco
  2. António Silva pode ser titular ao lado de Tomás Araújo
  3. Otamendi esteve ausente por viajar à Argentina para aniversário da filha
  4. Otamendi expressou felicidade nas redes sociais por este momento

Abel Ferreira fica no Palmeiras até 2025

  1. Abel Ferreira garantiu a continuidade no Palmeiras em 2025
  2. Conquistou 2 Brasileiros, 2 Libertadores, 1 Supertaça, 1 Taça e 1 Supertaça Sul-Americana desde 2020
  3. Contrato termina em dezembro de 2025
  4. Tem sido apontado como possível sucessor de João Pinto no Sporting

Nacional e Vitória de Guimarães procuram regressar aos triunfos

  1. Vitória de Guimarães recupera de desvantagem de 2-0 contra o Rio Ave
  2. Nacional perdeu para o Benfica por 2-0
  3. Tiago Margarido: «Não olhamos para a questão pontual, mas, neste momento, se acabasse o campeonato, o Nacional manter-se-ia na I Liga para a próxima época»
  4. Rui Borges: «Espero que a nossa equipa esteja pronta e capaz de fazer aquilo que tem feito, ou seja, ser intensa, a mandar no jogo e a criar situações de finalização»

Gil Vicente trava o Sporting em Barcelos

  1. O Gil Vicente travou o Sporting em Barcelos
  2. O técnico Bruno Pinheiro considerou a igualdade justa e a baliza inviolada determinante
  3. O médio Gbane destacou o trabalho coletivo da equipa do Gil Vicente
  4. A marcação de Gbane a Gyökeres foi fundamental para manter a baliza a zeros

Carlos Carvalhal elogia resposta da sua equipa na vitória do Sp. Braga sobre o Santa Clara

  1. O Sp. Braga subiu ao 4.º lugar da Liga, com 29 pontos, a apenas 3 do 3.º classificado, o Sporting
  2. O Santa Clara mantém-se no 10.º lugar, com 18 pontos
  3. O treinador do Sp. Braga, Carlos Carvalhal, elogiou a resposta da sua equipa após a vitória por 2-0 sobre o Santa Clara
  4. Carvalhal considerou que a expulsão do jogador do Santa Clara, aos 22 minutos, foi um fator importante para a vitória da sua equipa