Na conferência de imprensa após a derrota do Estoril frente ao Sporting, por 1-0, Ian Cathro destacou a importância da presença da sua equipa em campo, afirmando: “A parte fundamental para mim era garantir que o Estoril que andamos a construir estivesse em campo. Na minha opinião isso aconteceu, o nosso Estoril esteve em campo, essa foi a parte mais importante.”
Cathro expressou uma visão clara sobre a missão do clube e sublinhou a necessidade de uma estabilidade maior ao afirmar que: “Estamos mesmo focados no objetivo de colocar este clube noutro nível. Não em termos de saltos na tabela, mas sim em termos de estabilidade. Não queremos oscilar muito de um ano para o outro, esse é o nosso grande objetivo.”
Foco no Jogo
Sobre a partida, o treinador disse que o Estoril procurou não se deixar abater pela qualidade do adversário. “Procurámos fazer um jogo baseado no controlo do meio-campo, mais para nós do que em função do adversário. Procurámos coisas que fizessem sentido para este jogo e para este adversário.”
No entanto, mencionou um incidente específico que o preocupou, referindo: “Ninguém falou do lance de arbitragem mais flagrante para mim, quando o João Carvalho leva a bola para a frente, com um toque ou dois está na área e é invalidado por fora de jogo. Uma jogada que podia criar um momento de um possível golo, era deixar rolar e depois vamos ao VAR.”
Otimismo e Evolução
Na flash interview após o jogo, Cathro reiterou o seu otimismo em relação ao futuro da equipa, afirmando: “Eu acho que talvez estou a ajudar-vos, porque falei muito e fui muito forte na primeira parte contra o Gil Vicente. Mas esta equipa que nós vimos na primeira parte contra o Gil Vicente não estava aqui hoje. Hoje jogou a nossa equipa do Estoril.”
Ele acrescentou que “quem decide quando a equipa está, quando a equipa não está, sou eu. A equipa estava em campo. Gostei muito dessa parte do nosso trabalho. Não somos perfeitos, como quase todas as equipas aqui, mas gostei muito da nossa energia e posso dizer que vi a nossa equipa do Estoril em campo.”
Compromisso com o Crescimento
O treinador do Estoril demonstrou uma aparente confiança nos processos de evolução da sua formação, afirmando que: “É mais um dia no nosso trabalho para tentar cada vez crescer esta equipa, para ajudar o clube também a crescer. Nós vamos fazer isso da nossa forma.”
Ele concluiu que “talvez seja mais difícil para os jogadores, para tudo o que eu ando a pedir, mas no fim vai valer a pena.” No geral, Ian Cathro parece focado no desenvolvimento da sua equipa, mesmo face à derrota, enfatizando a importância de um progresso constante que eventualmente resultará em melhores resultados a longo prazo.