Carlos Vicens, treinador do Sporting de Braga, não faz segredo de que a sua equipa deve apresentar a sua melhor versão para conseguir vencer o Alverca na segunda jornada da I Liga. Vicens, que viu o seu time qualificar-se recentemente para o play-off da Liga Europa ao vencer o Cluj por 2-0, destaca a necessidade de a equipa “melhorar em tudo e muito” para não ser surpreendida em Alverca neste domingo.
“Estamos a concentrar-nos nos detalhes, meter todo o foco no presente, no que temos de melhorar em todos os aspetos e ter um nível de exigência máximo todos os dias”, afirmou o treinador, sublinhando a importância de estar focado na performance da equipa e não no calendário desgastante.
Preparação e Fator Físico
Vicens reconhece que o fator físico pode ter um impacto relevante, dado que a sua equipa terá menos de 72 horas de descanso entre a última partida e o duelo deste domingo. No entanto, o treinador afirmou que isso não será uma desculpa: “Sabíamos como ia ser o calendário antes de começar a época e focámo-nos em cada jogo, cada semana e cada período entre jogos com o objetivo de preparar o seguinte.”
Com zero lesionados, o Braga encontra-se no apogeu da preparação para o embate, que terá lugar no Estádio do FC Alverca. O treinador não hesitou em elogiar a equipa adversária, referindo que o Alverca fez uma “imagem muito interessante” na sua estreia na I Liga, apesar de ter perdido contra o Moreirense. “Se havia dúvidas de como o Alverca vai ser na I Liga, dissiparam-se por completo, demonstraram que estão prontos para a 'guerra'. ”, concluiu Vicens.
Adaptação e Desempenho
Numa outra vertente, Carlos Vicens tocou na adaptação do jogador Rodrigo Zalazar, que teve um desempenho notável no jogo contra o Cluj, onde bisou. O técnico explicou o processo que levou à sua utilização numa posição mais aberta, evidenciando como a época passada foi exaustiva para o jogador. “A incorporação dele foi mais lenta e conforme íamos vendo como ele ia entrando, ajustámos um pouco a carga de treino e o seu posicionamento”, detalhou o treinador.
Ao ser questionado sobre as probabilidades de a sua equipa ganhar o título, Vicens adotou uma postura cautelosa. “Não perdemos um segundo a pensar nisso, nem tenho que concordar ou discordar. O meu discurso, o meu foco e a minha maneira de trabalhar não vão alterar-se. Estaremos enganados se olharmos a longo prazo; temos que olhar para o presente para sermos melhores”, concluiu o técnico.
Expectativa dos Adeptos
Com a imparável determinação de Vicens e o espírito de luta que a equipa demonstrou nas últimas semanas, os adeptos do Braga aguardam com expectativa a demonstração da força da equipa em Alverca. O encontro promete ser um grande desafio, não só pela importância dos pontos em disputa, mas também pela necessidade de consolidar a confiança da equipa após a vitória na Liga Europa.
A confiança e a determinação são cruciais numa competição tão acirrada como a I Liga, e os adeptos acreditam que o Braga, sob a liderança de Carlos Vicens, poderá alcançar grandes resultados nesta temporada.