José Mourinho, o renomado treinador do Fenerbahçe, está de olho no futebol português. Na recente vitória de sua equipa sobre a União de Leiria, Mourinho partilhou as suas opiniões e reflexões sobre diversos aspectos do panorama futebolístico em Portugal. “Acompanho, obviamente que acompanho”, afirmou Mourinho, evidenciando o seu interesse especial pelo Benfica. O treinador confessou que observa a situação do clube com “mais curiosidade” devido à possibilidade de um encontro nas qualificações para a Liga dos Campeões, onde “temos 25 por cento de hipóteses de os apanhar”.
Além de falar sobre o Benfica, Mourinho também partilhou a sua visão acerca da situação do FC Porto e do Sporting. “Percebe-se que o FC Porto quer crescer, relativamente ao que de negativo aconteceu na última época”, comentou, referindo-se às dificuldades enfrentadas pelo clube no último campeonato. Quanto ao Sporting, elogiou a importância de Gyokeres, que, segundo Mourinho, foi um jogador fundamental nos dois últimos títulos do clube.
Análise da Situação dos Clubes Portugueses
No que diz respeito à sua trajetória no Benfica, Mourinho deixou claro que o regresso à Luz não é uma hipótese. “Treinar o Benfica agora? Tem lá um bom treinador, um amigo, ainda por cima setubalense, quero que tudo lhe corra bem”, afirmou, referindo-se a Roger Schmidt. O treinador recordou a sua breve passagem pelos encarnados, observando que “creio que as pessoas nem se lembram que fui lá treinador... Foi um momento importantíssimo na minha carreira”.
Acerca da situação eleitoral que se aproxima tanto no Fenerbahçe quanto no Benfica, Mourinho reconheceu os desafios que isso acarreta. “São sempre momentos complicados. Treinadores e jogadores, por muito que queiramos, naturalmente que não passamos de todo ao lado do processo eleitoral”, frisou.
O Desejo de Regresso a Portugal
Mourinho também destacou que, apesar de estar a dirigir o Fenerbahçe, a possibilidade de um regresso a Portugal é algo que ele deseja. “É uma coisa que eu quero [regressar a Portugal], que a minha família quer”, afirmou. O experiente treinador assegurou que essa ida a Portugal, seja para um clube ou para a seleção, vai acontecer, mas no “momento certo, quando surgir a oportunidade”.