O diretor desportivo do Almería, João Gonçalves, quebrou o silêncio sobre os rumores que envolvem Luis Suárez, com relatos de interesse do Sporting no jogador. Gonçalves afirmou: “Não tivemos nenhum contacto oficial com o Sporting, até ao dia de hoje. Não recebemos contacto, nem formal, nem informal. Temos, sim, com outros clubes, e vamos avançando nas negociações com outros clubes. Vamos gerindo os nossos 'timings'.” Esta revelação levanta questões sobre o futuro de Suárez e a seriedade do suposto interesse do Sporting.
Gonçalves também destacou o valor da cláusula de rescisão do jogador, afirmando: “Ele tem uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros. Vou parafrasear Frederico Varandas. Não pedimos o valor da cláusula, mas vamos defender os nossos interesses.” O dirigente sublinhou a importância de Suárez no Almería, referindo que: “Foi o melhor jogador e marcador do campeonato, é o jogador com mais peso e importância na nossa equipa. Do ponto de vista desportivo, não gostaríamos de perdê-lo, a não ser que apareça uma proposta de acordo com o que pensamos que é o valor justo por ele.”
Negociações em Torno de Viktor Gyokeres
Em contrapartida, as negociações em torno de Viktor Gyokeres ganharam destaque, com rumores indicando que tanto o Sporting como o Arsenal estão “na iminência de alcançar um acordo” para a transferência do jogador. O jornalista Ben Jacobs revelou: “As posições de ambos os clubes estão mais próximas do que nunca, de tal maneira que a expectativa é de que seja possível firmar um entendimento já no fim de semana, podendo este superar a barreira dos 70 milhões de euros.”
O Arsenal estaria disposto a pagar aos leões uma quantia fixa de “63,5 milhões de euros, à qual irá acrescer uma variável, no valor de dez milhões de euros”. Contudo, o último impasse reside na ativação dos bônus, com a direção de Varandas a insistir que estes são “de simples concretização”.
Situação de Gyokeres
O impasse levou Gyokeres a não se apresentar aos trabalhos de pré-temporada do Sporting, numa tentativa de acelerar a sua saída para o Arsenal, onde poderá receber um contrato de longo prazo. Segundo as informações, “o avançado terá, ao que tudo indica, um contrato válido até junho de 2030, que contemplará um vencimento na ordem dos oito milhões de euros por ano.”
O empresário de Gyokeres, Hasan Çetinkaya, desempenhou um papel crucial nas negociações, chegando a abdicar de uma comissão de 10% para facilitar o diálogo entre clubes. A sua abordagem sugere que a conclusão do acordo está mais perto do que nunca, já que “parece certo que o 'casamento' irá mesmo dar-se”.