João Pereira inicia curso UEFA Pro em Espanha

  1. João Pereira faz curso UEFA Pro
  2. Frustração com a Federação Portuguesa de Futebol
  3. Ricardo Costa também estuda em Espanha
  4. Ex-internacionais espanhóis presentes no curso

João Pereira está, finalmente, a realizar o tão ambicionado curso UEFA Pro de treinador, que lhe permite treinar na I Liga sem restrições. O jovem treinador do Casa Pia encontrou em Espanha um porto seguro para continuar a sua formação, depois de Portugal ter-lhe fechado as portas. O técnico de 33 anos ficou fora dos eleitos da Federação Portuguesa de Futebol para o derradeiro curso de UEFA Pro. João Pereira queria fazer a formação no nosso país, mas acabou por optar por Espanha.

Frustração com a Federação

Na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Famalicão, para a I Liga, João Pereira expressou a sua frustração com a situação: “O que é preciso fazer mais para merecer uma oportunidade, nem que seja a título excecional? Todos os anos há exceções. Será que não chega ganhar ao Benfica? Ganhar duas vezes ao Sp. Braga? Bater os recordes que batemos?” A sua experiência, ajudando a elevar o Casa Pia desde a 3ª Divisão, coloca em evidência o seu trabalho e dedicação. “Abdiquei de tirar o curso na Escócia para o tirar em Portugal.”

Criticas à Gestão da Formação

João não hesitou em criticar a gestão da Federação, afirmando: “Posso dizer que o telefone tocou a meio da época. Para uma 2ª Liga inglesa. Perguntaram se tinha o curso UEFA Pro e eu tive de dizer que não. ‘Então, nada feito’.” Ele acredita que Portugal tinha a oportunidade de valorizar um treinador jovem e que a sua técnica poderia beneficiar o clube. “O Casa Pia sairia altamente valorizado, porque foi esta direção que apostou num treinador da 3ª Divisão, demos provas de trabalho. O que é preciso fazer mais?” Foi um grito de desespero e uma chamada de atenção para a importância da formação contínua.

A Experiência em Espanha

Além de João Pereira, Ricardo Costa, treinador do Feirense, também está a tirar o nível IV do curso de treinador no país vizinho. Os cursos são ministrados por Miguel Ángel España e Carlos Cruz, membros da equipa técnica da seleção espanhola de futebol, oferecendo uma formação de alta qualidade. Os ex-internacionais espanhóis Álvaro Negredo, Javi Martínez, Raúl Albiol e Callejón estão igualmente presentes neste curso, frequentando os níveis UEFA B e UEFA A.

Esta diversidade de participantes só torna a experiência mais rica e abrangente em termos de formação e networking. João Pereira reconhece as dificuldades que enfrenta por ter apenas o nível III, o que o impossibilita de participar em conferências de imprensa das provas da UEFA: “por ter apenas o nível III, João Pereira não pode comparecer na zona de entrevistas rápidas após os jogos, nem participar em conferências de imprensa das provas da UEFA.” Esta limitação é um obstáculo que ele espera ultrapassar através deste curso em Espanha.

Noronha Lopes critica ausência de Rui Costa após empate do Benfica

  1. Noronha Lopes critica a ausência de Rui Costa após o empate.
  2. «Nas últimas quatro semanas, o Benfica perdeu quatro finais e o presidente do Benfica, Rui Costa, desapareceu» - Noronha Lopes
  3. Benfica: Pior arranque de Bruno Lage no que toca a golos.
  4. «Não podemos ter um capitão que dá a cara e um presidente que se esconde» - Noronha Lopes

Análise do JOGO: Penálti polémico decide FC Porto-Nacional

  1. Penálti assinalado a favor do FC Porto foi considerado uma boa decisão por Jorge Coroado, José Leirós e Fortunato Azevedo.
  2. Jorge Coroado: «João Aurélio, de forma negligente, pisa o pé de Borja Sainz.»
  3. José Leirós: «Zé Vítor não jogou a bola e de forma ilegal, com braço e cotovelo nas costas de Samu, carregou e empurrou, derrubando-o.»
  4. Fortunato Azevedo considera que foi uma má decisão não assinalar penálti sobre Samu.

Carlos Vicens antevê jogo complicado frente ao Gil Vicente

  1. Carlos Vicens: “A equipa preparou-se, trabalhou duro e vamos tentar ganhar”
  2. Ricardo Horta é dúvida e fará um último teste no domingo
  3. Jogo: Sporting de Braga vs Gil Vicente no Estádio Municipal de Braga
  4. Árbitro: José Bessa (Associação de Futebol do Porto)