Futebol português presta homenagem ao Papa Francisco após falecimento

  1. FPF decreta minuto de silêncio em homenagem ao Papa Francisco
  2. Minuto de silêncio será respeitado em jogos até 27 de Abril
  3. Pedro Proença: 'Que o seu legado de fraternidade seja seguido e honrado'
  4. Benfica: 'Papa Francisco sempre reconheceu no desporto um instrumento de paz'

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decretou um minuto de silêncio em homenagem à memória do Papa Francisco, na sequência do seu falecimento. O anúncio foi feito através de um comunicado oficial, prestando assim tributo a uma figura que, embora não diretamente ligada ao desporto, era um símbolo de união e fraternidade global.

Este gesto solene estender-se-á aos jogos da segunda mão das meias finais da Taça de Portugal, nomeadamente o Rio Ave-Sporting e o Tirsense-Benfica, garantindo que o tributo seja visível em momentos cruciais do calendário futebolístico nacional.

Reações da FPF

Num comunicado oficial, a FPF anunciou que “A Federação Portuguesa de Futebol decretou o cumprimento de um minuto de silêncio em memória do Papa Francisco. O minuto de silêncio será respeitado em todos os jogos das competições organizadas pela FPF realizados até 27 de Abril”.

O presidente da FPF, Pedro Proença, expressou as suas condolências, afirmando: “Em meu nome e da Federação Portuguesa de Futebol, associo-me ao lamento e consternação pelo falecimento do Papa Francisco. Um Homem de causas que, com a sua simplicidade e humildade, teve a capacidade de tocar o Mundo, acima de qualquer credo religioso. Que o seu legado de fraternidade seja seguido e honrado, assim como o seu ideal de uma Igreja para todos.”

Manifestação do Sport Lisboa e Benfica

O Benfica também reagiu à morte do Papa Francisco, que faleceu esta segunda-feira, no site oficial do clube: “O Sport Lisboa e Benfica manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Sua Santidade o Papa Francisco, líder inspirador da Igreja Católica e referência mundial de humildade, solidariedade e diálogo”, pode ler-se no texto publicado.

O clube da Luz recordou ainda a ligação do Papa ao desporto: “Apaixonado pelo futebol, o Papa Francisco sempre reconheceu no desporto um instrumento de paz, inclusão e fraternidade entre os povos. O Sport Lisboa e Benfica recorda com emoção a honra de ter sido recebido por Sua Santidade no Vaticano, num encontro que ficará para sempre na memória da instituição. Em nome do Sport Lisboa e Benfica, expressamos as mais sentidas condolências à Igreja Católica, à comunidade crente em todo o mundo, e ao povo argentino, sua pátria de origem.”

Rui Borges comenta possível transferência de Marcus Edwards para o Burnley

  1. Rui Borges comentou o aproveitamento de Marcus Edwards no Sporting CP.
  2. O Burnley pode ser obrigado a comprar Edwards por 11 milhões de euros se subir à Liga Inglesa.
  3. Rui Borges: “Comigo pouco nada e jogou. Para trás, jogou algumas vezes, outras vezes não, é o normal com todos os jogadores. De resto, e em relação à saída, tem mais a ver com a estrutura do que comigo”.
  4. A possível saída de Edwards levanta questões sobre a gestão de talentos no Sporting CP.

Florentino e Di María suspensos por cartões amarelos estratégicos

  1. Florentino e Di María viram o quinto cartão amarelo
  2. Ação permitiu suspensão no próximo jogo
  3. Treinador do Benfica confirmou posteriormente que apenas disse a Florentino que ia ser o melhor em campo
  4. Professor de Direito do Desporto considera comportamento reprovável do ponto de vista ético