O Sporting é conhecido pelo seu sucesso na formação de jovens talentos. Ao longo dos anos, jogadores como Paulo Futre, Luís Figo e Cristiano Ronaldo surgiram da 'Fábrica de Alvalade'. No entanto, o clube decidiu expandir a sua capacidade de formação com o projeto Sporting B em 2004. Desde então, a equipa secundária tem sido um viveiro de talentos para o plantel principal.
A primeira geração do Sporting B continha jogadores com um talento inegável, como Beto Pimparel, Carlos Martins e Hugo Viana. No entanto, apesar das suas capacidades, a equipa secundária não teve um desempenho brilhante na sua primeira temporada. O sucesso do projeto estava mais relacionado com o desenvolvimento dos jogadores para a equipa principal.
Um dos primeiros jogadores a dar frutos foi Ricardo Quaresma, que teve uma oportunidade na equipa principal aos 17 anos e mostrou imediatamente o seu talento num jogo contra o FC Porto. Outro jogador que se destacou foi Hugo Viana, que se tornou uma peça fundamental no meio-campo da equipa.
No entanto, o projeto Sporting B foi descontinuado em 2005 devido à despromoção da equipa à III Divisão. Foi apenas em 2020 que o projeto foi ressuscitado por Frederico Varandas, presidente do clube, que escolheu Filipe Çelikkaya como treinador da equipa secundária.
Desde então, Çelikkaya tem trabalhado em estreita colaboração com o treinador da equipa principal, Rúben Amorim, para promover a integração de jovens jogadores na equipa principal. Um dos exemplos mais recentes é Youssef Chermiti, que subiu rapidamente nas fileiras do clube e acabou por ser transferido para o futebol inglês por uma quantia considerável.
A boa articulação entre as formações B e A tem permitido ao Sporting lucrar com a venda de jovens jogadores, como Chermiti, que renderam 12,5 milhões de euros aos cofres do clube. Além disso, outros jogadores como Diego Callai, Dário Essugo, Afonso Moreira, João Muniz, Rodrigo Ribeiro e Geny Catamo têm tido a oportunidade de mostrar o seu valor na equipa principal.
O projeto Sporting B, sob a liderança de Filipe Çelikkaya, tem demonstrado ser uma aposta de sucesso para o clube. O futuro do Sporting está nas mãos dos jovens talentos da academia, e os resultados desportivos e financeiros refletem isso.