Apesar de ter começado a partida entre o Sporting e o Arouca, da 22.ª jornada do campeonato, de forma negativa ao sofrer um autogolo nos primeiros minutos, o guarda-redes Rui Silva acabou por se destacar com uma exibição de alto nível.
O internacional português, contratado pelo Sporting ao Betis no último mercado de transferências, conseguiu impedir a vitória dos arouquenses com grandes intervenções na segunda parte do encontro, que terminou empatado a dois golos. De acordo com os dados da última ronda, Rui Silva foi o guarda-redes que mais defesas (6) efetuou, superando inclusive os números dos colegas de equipa Franco Israel e Vladan Kovacevic. Além disso, o guardião de 31 anos registou a melhor percentagem de passes certos (18/18) entre todos os guarda-redes da Liga.
Segundo o treinador do Sporting, Rúben Amorim, Rui Silva fez uma exibição fantástica e foi fundamental para o empate da sua equipa. Apesar do deslize inicial, Rui Silva conseguiu recuperar e impor-se como a figura da sua equipa, evitando a derrota do Sporting diante do Arouca. Esta exibição de alto nível surge numa altura em que os leões se preparam para a segunda mão do playoff da Liga dos Campeões, frente ao Borussia Dortmund.