Na passada terça-feira, 12 crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) tiveram a oportunidade de entrar em campo acompanhando os jogadores do Sporting e do FC Porto, num ato de promoção à inclusão e sensibilização para esta condição.
A iniciativa, realizada pela Fundação do Futebol - Liga Portugal em conjunto com os projetos Smile It´s Autism e Mother Talks, contou também com a participação dos capitães das equipas.
«Morten Hjulmand e Diogo Costa utilizaram auscultadores para o isolamento de estímulos sonoros, uma medida que permite a crianças e jovens com PEA desfrutar destes eventos desportivos», explicou um porta-voz da organização.
A Perturbação do Espectro do Autismo afeta o neurodesenvolvimento humano, o que se traduz em dificuldades ao nível da comunicação verbal e não verbal e da interação social, sintomas que dificultam muitas vezes a integração destas crianças nos palcos do futebol.
«Esta ação visa promover a inclusão e sensibilizar o público para as necessidades específicas das crianças com PEA», afirmou o presidente da Fundação do Futebol - Liga Portugal.