Sporting e FC Porto na antecâmara da final
A Taça da Liga, também conhecida como Allianz Cup, regressa a Leiria para a sua Final Four, com os quatro maiores clubes do futebol português a lutarem pelo troféu. O primeiro confronto será entre Sporting e FC Porto, numa reedição da Supertaça Cândido de Oliveira, que os dragões venceram no início da época.
O Sporting chega a este duelo depois de um empate intenso na última jornada da Liga Portugal Betclic, frente ao Vitória SC. Com Rui Borges a dar os primeiros passos no comando técnico dos leões, a equipa já venceu o Benfica e procura agora bater o FC Porto. «Mais do que a gestão - que temos de ter - temos ambição de conquistar um troféu. Se formos perguntar aos jogadores, eles querem jogar quarta e domingo sempre. Mais do que o cansaço físico temos de ter noção de que este jogo pode dar-nos uma final», referiu o técnico, em antevisão ao duelo.
Leões com Inácio de regresso, FC Porto sem Grujic
Gonçalo Inácio regressa às opções dos leões, mas Marcus Edwards está em dúvida por estar a contas com gripe. No entanto, é expectável que o onze do Sporting seja o mesmo que Rui Borges tem vindo a apresentar, com a linha de quatro defesas e uma frente de ataque composta por Francisco Trincao e Viktor Gyokeres.
Já o FC Porto chega a este confronto depois de ter tido o último jogo, na Madeira, contra o Nacional, adiado. O último resultado que trazem na bagagem é a vitória no dérbi da Invicta diante do Boavista, ainda no final do ano - há mais de uma semana. «Queremos muito ganhar esta competição, é um objetivo da época, surge num bom momento. Gosto muito que a equipa seja desconfiada, que não embarque em demasia no que tem sido conseguido recentemente», garantiu o treinador interino Vitor Bruno.
Iván Marcano é o único regresso numa equipa que conta com Francisco Moura e Marko Grujic ausentes por lesão. Por isso, resta a dúvida sobre quem Vitor Bruno irá utilizar no meio-campo e a extremo.
Sporting procura inverter historial recente
Entre ambas as equipas, o passado recente sorri aos dragões. Na Supertaça - o primeiro encontro oficial da época -, o FC Porto conseguiu uma grande reviravolta diante do Sporting e garantiu a conquista do troféu. E, nos últimos dez encontros entre formações, também é o conjunto portista a levar vantagem com sete vitórias.
Será que a história se mantém ou o Sporting dá a volta à história? Quem estará presente na final da Taça da Liga? Quem esperará por Benfica ou SC Braga?