Rui Borges, treinador do Sporting, está a tentar adaptar o plantel à sua forma de jogar e, para isso, está a ponderar resgatar um dos jogadores mais importantes da sua curta passagem pelo Vitória de Guimarães.
O escolhido é Tomás Handel, médio defensivo de 24 anos, que tem sido um dos principais destaques vitorianos, clube onde fez toda a formação. O emblema agora treinado por Daniel Sousa já fez questão de avisar que não vai abdicar facilmente de um dos seus esteios e está a pedir cerca de seis milhões de euros para libertar o camisola 6.
Sporting precisa de reforçar o meio-campo
«O Vitória de Guimarães já fez saber que quer seis milhões de euros para libertar o médio», revelou uma fonte próxima do processo.
Por enquanto, Borges conta com Hjulmand, Morita, Daniel Bragança e João Simões para o centro do terreno, mas fruto de eventuais lesões e castigos este número de médios pode ser curto para o resto da época. Por isso, o treinador do Sporting que acrescentar mais uma opção de qualidade ao elenco e Handel é a escolha óbvia, tendo em conta o conhecimento das ideias do treinador e o preço exigido.
Tomás Handel em grande momento no Vitória de Guimarães
Esta época o médio está em plena afirmação, depois de já ter brilhado em 2023/24, sendo que já participou em 29 dos 32 jogos disputados pelo Vitória de Guimarães, tendo marcado um golo.
Estrela da Amadora reforça-se com saídas
Enquanto isso, no Estrela da Amadora, uma transferência e duas dispensas podem 'pagar' a chegada de um reforço de inverno. Os tricolores permitem as saídas de Igor Jesus (vendido ao LA Galaxy), Petterson e Bilal Mazhar, ambos dispensados. O encaixe direto e a poupança em salários poderão permitir investimento em pelo menos um reforço de inverno.
«A saída de Igor Jesus, que irá transferir-se para o LA Galaxy, proporcionará um encaixe de 1,6 milhões de euros e deixará ainda 10% dos seus direitos económicos na posse do Estrela», confirmou o treinador José Faria.
Já os casos de Petterson e Bilal Mazhar são diferentes. O extremo brasileiro Petterson encontrava-se emprestado pelo Flamengo até ao final da temporada, mas não era opção para José Faria, que apenas lhe concedeu utilização em duas partidas. O avançado internacional olímpico pelo Egito Bilal Mazhar foi utilizado apenas uma vez, frente ao Santa Clara, e foi transferido para o Lamia, da Grécia.
Contas feitas, o Estrela da Amadora garante um encaixe direto e poupa em três salários, garantindo um fundo de maneio que poderá ser utilizado para o reforço do plantel e para posições que possam considerar-se deficitárias, como a chegada de um ponta de lança para concorrer com Kikas e Rodrigo Pinho.